Nossos visitantes

25 de jul. de 2010

Alterado local da sessão de abertura da 62ª Reunião Anual




Em razão da previsão de chuva em Natal (RN), na noite de domingo (25/7), a sessão de abertura da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi transferida para o Centro de Convenções de Natal (Av. Dinarte Mariz, s/n, Via Costeira). O horário permanecerá o mesmo: 19h, e a programação cultural seguirá no mesmo espaço previsto: a Praça Cívica do Campus Universitário

O presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, fará a abertura oficial do evento. Estarão presentes na solenidade o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende; o governador do Estado do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza; a prefeita de Natal, Micarla Araújo de Sousa Weber; e o reitor da UFRN, José Ivonildo do Rêgo, entre outras autoridades.

Na ocasião, serão homenageadas duas personalidades importantes para o desenvolvimento científico e cultural do Brasil: Aziz Ab'Saber e Luís da Câmara Cascudo. Ab'Saber desenvolveu centenas de pesquisas e tratados de relevância internacional nas áreas de ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia, arqueologia e geografia. Já Câmara Cascudo, falecido em 1986, é referência no estudo da cultura brasileira. Ele será representado por sua filha, Ana Cascudo.

Após a abertura oficial do evento, o público assistirá ao espetáculo de ballet “Naiá Catarineta”, que contará a história da formação da sociedade brasileira e da cultura potiguar. Logo após haverá um show da cantora de cirandas sobre o mar, Lia de Itamaracá, e do cantor maranhense Zeca Baleiro.

A 62ª Reunião Anual da SBPC será realizada até o dia 30 de julho em Natal (RN), no campus da UFRN. O evento, cujo tema é “Ciências do mar: herança para o futuro”, contará com centenas de atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas, grupos de trabalho, encontros e sessões especiais, além de apresentação de trabalhos científicos e minicursos. Veja a programação em www.sbpcnet.org.br/natal/home/

Inscrições para o Vestibular 2011 da UFRN começam nesta segunda-feira 26/07/2010




As inscrições para o Vestibular 2011 da Universidade Federal do Rio Grande Norte começam nesta segunda-feira, 26. São 6.139 vagas oferecidas para o vestibular, que será realizado, simultaneamente, nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. A inscrição deverá ser realizada até às 23h59 do dia 29 de agosto de 2010.

Para se inscrever, o candidato deverá, obrigatoriamente, ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação e preencher todos os campos do Formulário de Inscrição. A taxa de inscrição é de R$ 100 para os candidatos pagantes.
Para concluir a inscrição, o candidato deverá observar os seguintes procedimentos: acessar o sítio da Comperve (www.comperve.ufrn.br), no qual estarão disponíveis o Edital do Vestibular 2011 e o Formulário de Inscrição, preencher integralmente esse Formulário, seguindo as instruções constantes nele, enviar eletronicamente o Formulário de Inscrição com uma foto recente, para documento, tamanho 3x4, em arquivo digital formato jpeg, imprimir o Guia de Recolhimento da União (GRU), (no caso de candidato pagante e o Comprovante de Inscrição, no caso de candidato isento), e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 30 de agosto de 2010, no local indicado na GRU.

Os alunos que serão beneficiados com o Argumento de Inclusão poderão requerer o benefício no período de 24 de setembro a 15 de outubro, mediante apresentação de comprovante de inscrição no Vestibular e dos documentos que comprovem os requisitos estabelecidos nesta resolução, especialmente ter cursado, com aprovação, os últimos três anos do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio na rede Pública de Ensino.

Este ano, a UFRN também selecionará alunos através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São 245 vagas para os cursos de Geofísica, bacharelado em Engenharia de Software, Engenharia Florestal, Zootecnia, Engenharia Agronômica e tecnólogo em Gestão Hospitalar, cujo ingresso será, exclusivamente, através do sistema SISU.


obtido em: http://www.sistemas.ufrn.br/portalufrn/PT/noticia/4371598

Recepção aos alunos ingressantes 2010.2


UFRN prepara recepção aos novos alunos de 2010.2


Com a participação do Magnífico Reitor, professores e alunos, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte promove de 9 a 12 de agosto a edição 2010.2 de recepção aos novos alunos que ingressam na universidade no segundo semestre.

As comemorações têm início na segunda-feira (9), com uma grande festa no Anfiteatro da Praça Cívica do Campus, a partir das 16 horas. O forró pé-de-serra da banda Galera Forrozeira abre a noite com um repertório que apresenta Luiz Gonzaga, Elino Julião e composições autorais. Em seguida, acontece a tradicional saudação do Reitor, Prof. José Ivonildo do Rêgo, que marca o início das aulas de mais um semestre letivo. Nesse momento de apresentação estarão, também saudando os novos ingressantes, o Diretório Central dos Estudantes – DCE José Silton Pinheiro – junto ao Circuito Universitário de Cultura e Arte, o Cuca Natal.
A animação continua com o pop-rock da banda D’Vibe e a mistura de ritmos da banda Kuxixo, que contempla desde o forró das antigas à MPB, além de axé, pop rock, samba rock e sertanejo, agradando a todos os estilos.

Durante toda a festa da recepção haverá entrega de camisetas aos novos alunos, sorteios de brindes e animação cultural com Rodrigo Bico, aluno do curso de Artes Cênicas da UFRN. A programação cultural se estende por toda a semana com atividades de apresentação e interação, propostas pelo Cuca.

A programação segue na terça-feira (10), a partir das 15h no Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede, com uma palestra explicativa ministrada pela atual gestão do Diretório Central dos Estudantes, onde estarão discursando sobre o que é o DCE, sua função, como funcionam as coordenações e como irão atuar dentro da universidade, acrescentando a importância da formação dos CA’s (Centros Acadêmicos). Em seguida, acontecerá a apresentação do CUCA e sua parceria com o DCE na construção da proposta política cultural a ser desenvolvida na universidade. Ás 18h30min é a vez do Cine Cuca, com a exibição de um documentário acerca da temática Movimento Estudantil, seguido de debate entre os presentes.

Na quinta-feira (12), às 15h, haverá a apresentação teatral da adaptação da peça Calabar, feita por estudantes do curso de História da UFRN, no Auditório da Reitoria.


A recepção aos alunos 2010.2 é uma realização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte através da Secretaria de Assuntos Estudantis – SAE, da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, do Circuito Universitário de Cultura e Arte e do Diretório Central dos Estudantes – DCE.


SERVIÇO

Recepção aos novos alunos 2010.2 UFRN
Dias: 9, 10 e 12 de agosto
Locais: Anfiteatro da Praça Cívica, Auditório da BCZM e Auditório da Reitoria
Horários: dia 9 a partir das 16h, e dias 10 e 12 a partir das 15h.
Informações: Cida Campello (produtora) - 9406-2239 / cidacampello2003@yahoo.com.br


obtido em: http://dceufrn.blogspot.com/

16 de jul. de 2010

CIC - 2010



XXI - CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRN


Há 21 anos acontecia nos dias 20 e 21 de outubro o 1º Congresso de Iniciação Científica (CIC) da UFRN, realizado em 1988, no qual foram inscritos um total de 131 resumos, sendo 30 do Centro de Biociências, 25 do Centro de Ciências da Saúde, 23 do Centro de Ciências Exatas e da Terra, 21 do Centro de Tecnologia, 18 de cada um dos Centros de Ciêcncias Socais e Aplicadas e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 1 do Centro Regional de Ensino Superior do Seridó - Caicó e 8 de outras unidades acadêmicas, envolvendo 107 pesquisadores. A realização do CIC não ocorreu em duas oportunidades, nos anos de 1989 e 1991. Desde então, não houve mais interrupção e neste ano de 2009 ocorre a sua vigêsima edição. Os dados numéricos dos sucessivos anos após a primeira realização mostram um quadro de crescente número de resumos inscritos e, o que é de maior importância, um crescimento simultâneo da participaçâo dos diferentes centros refletindo uma inserçâo sinérgica da produção de conhecimento em todas as áreas do conhecimento na UFRN. No ano de comemoração do 20º Congresso, a expectativa é que sejam apresentados mais de 1.000 pôsteres, envolvendo mais de 700 pesquisadores e cerca de 1.000 alunos de graduação, entre bolsistas e voluntários, nas 8 grandes áreas do conhecimento. Esta é uma demonstraçâo do sucesso de um Programa de Iniciação Científica, que se iniciou ainda na década de 80, consolidando-se nos planos local, com a constante ampliação do apoio da UFRN ao seu programa de Iniciação Científica e ao apoio dos órgãos de fomento, principalmente do CNPq, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. Ademais, nesta 20ª edição, o congresso inclui a apresentação dos primeiros trabalhos relativos ao Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), iniciado no ano de 2008, com cotas da UFRN e do CNPq. Portanto, vamos celebrar este importante evento de divulgação da pesquisa Científica e Tecnológica que comemora seus 20 anos!

Natal/RN, 25 de Julho de 2010.

Pró-reitoria de Pesquisa da UFRN
Comissão Organizadora do XXI CIC


Informações em: http://http.ufrn.br/cic2010/index.htm

13 de jul. de 2010




O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), anuncia a realização do VII COLÓQUIO NACIONAL DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA (VII CMELP), na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), em Pau dos Ferros – RN/Brasil, no período de 11 a 13 de agosto de 2010.

Com a proposta de discutir o tema “O ensino de Língua Portuguesa e de Literatura: dos conteúdos às metodologias”, o VII CMELP tem como objetivo principal potencializar reflexões e ações que contribuam para o debate acerca dos conteúdos e metodologias de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura. O VII CMELP configura-se como um evento de natureza interdisciplinar e interinstitucional, promovido pelo Projeto de Cooperação Acadêmica – PROCAD/2008 (UFMA, USP e UERN), através dos Departamentos de Educação e de Letras do CAMEAM/UERN, constituindo-se num espaço de discussão acerca das investigações e experiências relativas ao campo das Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa (MELPs) dessas e de outras instituições de ensino superior do país.

Sendo assim, o VII CMELP inclui em sua programação conferências, palestras, mesas-redondas, Grupos de trabalho (GTs) para apresentação de comunicações orais, minicursos, oficinas e atividades culturais, tornando-se, portanto, um espaço aberto a pesquisadores da área, professores universitários e da educação básica, alunos de graduação e de pós-graduação e à comunidade, interessados em discutir e compreender a problemática que recobre o campo das MELPs.

O evento está organizado em quatro eixos temáticos, todos vinculados ao ensino de Língua Portuguesa e de Literatura:

- Formação profissional;

- Prática Docente;

- Conteúdos e metodologias de ensino;

- Diretrizes nacionais e documentos oficiais do ensino.


Local do evento:

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Campus Avançado “Profa. Maria Elisa De Albuquerque Maia” (CAMEAM)
Br 405, Km 153, Bairro Arizona
Pau dos Ferros - RN

Promoção:

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Projeto PROCAD 2008: UFMA, USP e UERN
Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL/UERN)
Departamento de Educação (DE)
Departamento de Letras (DL)

Parceiros:

Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Universidade Potiguar (UnP)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Secretaria de Educação do Município de Pau dos Ferros (SEDUC)
XV DIRED

Mais informações em: http://viicmelp.blogspot.com/

10 de jul. de 2010

“Pistas”

Eu quis te mostrar
Todas as pistas te dei:
As flores no domingo
O cinema vespertino
A praia no crepúsculo tão solene
Quanto perene – o nosso amor.

Um encontro casual
E eu quis mesmo te falar:
“A poesia de Camões
Os sonetos de Shakespeare
Na minha boca de desejo ardente.”
Caminho em frente; palavras, e nós.

Tenho tido dias repetidos
Vou indo nessa rotina:
Um café da manhã
Almoço ao meio-dia
Um jantar a dois
A luz das velas reluzentes
A chama que chama paixão.

Renato César, estudante de Letras – Língua Portuguesa, UFRN.

XVI CIENTEC - UFRN





É com muita satisfação que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte realiza a XVI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – CIENTEC/2010, juntamente com a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), constituindo um cenário ideal no sentido de popularizar a ciência e oportunizar o acesso a informações das mais diversas áreas do conhecimento.

Ao adotar na sua Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura o tema: “UFRN: PRODUZINDO SABERES, COMPREENDENDO A VIDA”, a UFRN faz uma clara sinalização de que está sistematizada com as fronteiras do conhecimento e ao mesmo tempo com o desenvolvimento social e a solidariedade entre os homens, elevando a qualidade de vida da sua população e reforçando o seu inequívoco compromisso social.

Perseguindo a ideia de que a Universidade é o espaço da troca de conhecimento, organizamos a Mostra a partir de pavilhões que abrigarão exposições interativas e transdisciplinares, enfocando as produções dos centros acadêmicos e dos órgãos especializados e suplementares. A programação cultural será integrada à SBPC e contará com espetáculos de dança, música, corais e cinema, compondo a moldura artístico-cultural desse evento de tão grande importância para a divulgação e interação entre a Universidade, cientistas brasileiros e a sociedade em geral.

Com esta organização, propõe-se a articulação das diferentes unidades de produção de ciência, tecnologia e cultura, evidenciando o que a UFRN tem desenvolvido de forma articulada no ensino, pesquisa, extensão e produção cultural.

Acesse também: CIENTEC2009

http://www.cientec.ufrn.br/

62ª SBPC




A 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá de 25 a 30 de julho de 2010, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN), terá como tema central “Ciências do Mar: herança para o futuro”. Trata-se de um dos maiores eventos científicos do País.

Realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, a Reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debate de políticas públicas em C&T.

A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, a exemplo da SBPC Jovem (programação voltada para estudantes da educação básica e população infanto-juvenil em geral), da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. Em todas as edições, o público circulante tem sido superior a 10 mil pessoas.

http://www.sbpcnet.org.br/natal/sobre/

REPRESENTES DO CALET UFRN


COORDENAÇÃO GERAL - Júlio César
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12023227306508284228
COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS - Lívia Maíra
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15487912970695415867
COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS - Nathalie Rose
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8638159731723949308
COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS POLÍTICOS - Júlio César
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=12023227306508284228
COORDENAÇÃO DE CULTURA, ESPORTE E LAZER - Elizabeth Olegário
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=7865216223518971860
COORDENAÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - Lívia Maíra
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15487912970695415867
COORDENAÇÃO FINANCEIRA - Nathalie Rose
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8638159731723949308
SECRETARIA - Flávio Junior
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=4679862719415016944


Fale conosco:

BLOG: http://cajfernandes.blogspot.com/
COMUNIDADE: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=110504367
E-MAIL: caletjfernandes@gmail.com