Nossos visitantes

28 de jul. de 2011

XVII CIENTEC




É com muita satisfação que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte realiza a XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – CIENTEC/2011, mostrando os principais fundamentos de suas atividades científicas, tecnológicas e culturais, buscando, dessa forma, uma interface com a sociedade.

Ao adotar como tema da CIENTEC 2011 “Inovação para o desenvolvimento sustentável”, a UFRN presta uma homenagem ao Ano Internacional da Química e possibilita uma ampla reflexão sobre as condições de sustentabilidade como um tema complexo, o qual requer a contribuição de inúmeras áreas do conhecimento e necessita de novas formas de pensar, identificando, assim, as alternativas para a construção de relações harmônicas entre os seres humanos e entre estes e seu ambiente natural.

A Universidade enquanto espaço da troca de conhecimento e do diálogo de idéias, organiza a Mostra a partir de pavilhões que abrigarão exposições interativas e transdisciplinares, enfocando as produções dos centros acadêmicos e dos órgãos especializados e suplementares. Ademais, a programação cultural da CIENTEC promoverá a apresentação de uma grande quantidade de espetáculos de dança, música, corais e cinema, compondo a moldura artístico-cultural desse evento de grande relevância para uma interação entre a Universidade, seus parceiros e a sociedade em geral.

FONTE: http://www.cientec.ufrn.br/cientec2011/

26 de jul. de 2011

UFRN abre inscrições para o Vestibular 2012

Começaram na segunda-feira, dia 25 de julho, as inscrições para o Vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e se estendem até às 23h59min do dia 28 de agosto. As inscrições serão feitas, exclusivamente, pela Internet no site da Comperve através do www.comperve.ufrn.br

Para inscrever-se, o candidato deverá, obrigatoriamente, ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação e preencher todos os campos do Formulário de Inscrição e efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 110.

O candidato deverá preencher integralmente o Formulário de Inscrição de acordo com as instruções constantes nele; imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), no caso de candidato pagante e o Comprovante de Inscrição, no caso de candidato isento. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 29 de agosto de 2011, no local indicado na GRU.

No site da Comperve também está disponível o edital completo do processo seletivo.



Fonte: http://www.sistemas.ufrn.br/portalufrn/PT/noticia/5824563

22 de jul. de 2011

I SEMINÁRIO CURRÍCULOS, CULTURAS, COTIDIANOS, E FORMAÇÃO DE EDUCADORES


O presente seminário tem como objetivo socializar as produções científicas na área de currículo, culturas, cotidianos e redes de conhecimentos. Serão privilegiados trabalhos desenvolvidos por professores das redes municipal e estadual de educação bem como trabalhos de alunos e professores dos cursos de graduação e pós-graduação. O seminário também busca estabelecer uma articulação da Universidade com os sistemas estadual e municipais de educação, oferecendo, por meio de atividade extensão e pesquisa, subsídios para que melhorem suas práticas pedagógicas.



Secretaria do Seminário

Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFES

Tel. (27) 4009-2891

E-mail: secretaria@nupec3.com.br

Universidade Federal do Espírito Santo

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910

Um 'cordelivro' para crianças

O potiguar Izaías Gomes lança nesta sexta-feira o livro "A briga do sabão com o sabonete" (Editora Salesiana), às 19h, no lavraria Siciliano do Midway Mall. A produção, voltada para o público infantil, é o que pode ser chamada de 'cordelivro', pois conta com ilustrações e edição de livro, com textos de cordel. Este já é o terceiro trabalho de Izaías neste formato.

O cordelivro trata de uma narração em rimas, com a musicalidade do cordel, sobre as brigas de um soberbo sabonete com um um humilde sabão. Uma história que se apresenta logo na primeira estrofe: "Tem gente que humilha os outros porque mora em palacete/Outros, só porque são fortes, acham-se bons no porrete/Essas coisas geram intriga/Por isso se deu a briga do sabão com o sabonete". Em meio ao confronto ensaboado são passadas lições sobre amizade, respeito e ética, discutindo a discriminação de classes de uma forma leve, bem humorada e colorida para a criançada.

Fonte:http://tribunadonorte.com.br/noticia/um-cordelivro-para-criancas/189693

20 de jul. de 2011

Convite para Recepção aos Novos Alunos 2011.2

A Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professora Ângela Maria Paiva Cruz, convida para participar da recepção de boas vindas aos novos alunos da UFRN, período 2011.2.

A comemoração será com música, apresentações artísticas, um tour virtual pelo campus. É o momento de celebrar a sua entrada na UFRN, participe!

Dia 08 de agosto: Recepção oficial pela Magnífica Reitora – Auditório da Reitoria- às 10h, com distribuição de brindes e lanche
ao final do evento.

Dia 12 de agosto: Recepção artístico-cultural, a partir das 16h – no Centro de Convivência.

UFRN abre inscrições para o Programa de Bolsas em Natal e unidades do interior



A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte está com inscrições abertas para o Processo Seletivo dos Programas de Bolsas 2011.2, nas modalidades de Bolsa Residência, Bolsa Alimentação e Auxílio Transporte.

As bolsas são destinadas aos alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação na modalidade de ensino presencial, veteranos e ingressantes, nos Campi de Natal, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. As inscrições serão feitas até o dia 28 de Julho, mediante adesão para os ingressantes e atualização para os veteranos do Cadastro Único pelo SIGAA, no endereço www.proae.ufrn.br.

A entrevista social para as três seleções se dará por apresentação de documentos comprobatórios a serem entregues na unidade da UFRN para qual o candidato estiver concorrendo: carteira de identidade e CPF, atestado de matrícula em disciplinas, comprovante de residência, certidão de nascimento de todos os dependentes do chefe da família, comprovante de renda familiar e contracheque ou carteira profissional do candidato.

Em Natal a documentação deverá ser entregue no auditório da Comperve – Campus Central, em Santa Cruz, na FACISA e em Caicó e Currais Novos nas sedes locais.

Todas as etapas da seleção devem ser acompanhadas pelos candidatos, através do SIGAA. O resultado final será publicado de acordo com o calendário previsto no Edital, no mural do DEAE, no SIGAA e no sítio da PROAE: www.proae.ufrn.br.

Fonte: http://www.sistemas.ufrn.br/portalufrn/PT/noticia/5794138

17 de jul. de 2011

II Concurso de Poesia Revista Literária - Edição 2011


R E G U L A M E N T O

O Portal Revista Literária, com o apoio da Scortecci Editora e do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, está organizando o II Concurso de Poesia Revista Literária – Edição 2011, para autores brasileiros, maiores de 18 anos, residentes ou não no Brasil.

O Concurso tem por objetivo descobrir novos talentos e promover a literatura. Nesta edição, contemplaremos o gênero POESIA. Com tema livre e inscrição gratuita.

O Portal Revista Literária escolherá uma Comissão Julgadora composta de 5 (cinco) membros de renomado prestígio literário, que fará a análise dos trabalhos e a solução dos casos omissos deste regulamento, se houver.

Inscrições

As Inscrições (gratuitas) poderão ser feitas durante o período de 20 de julho até 15 de setembro de 2011, somente pela internet através do Portal Concursos e Prêmios Literários.

O Autor poderá participar com somente 1 (uma) POESIA, inédita, em língua portuguesa, contendo obrigatoriamente um título. Não há necessidade de pseudônimo.

Prêmio

Os 40 (quarenta) trabalhos selecionados pela Comissão Julgadora serão publicados em Antologia, formato 14 x 20,7 cm, sem custo para seus autores, pela Scortecci Editora.

A título de Direito Autoral, cada autor selecionado receberá 5 (cinco) exemplares da antologia, pelo correio, entregues e de responsabilidade da Revista Literária, pelos Correios.

A publicação da obra será em ordem alfabética, por nome de autor, conforme material entregue pelo autor.

Responsabilidades

Revista Literária:

1) Escolha e Indicação da Comissão Julgadora do II Concurso de Poesia Revista Literária – Edição 2011;
2) Promoção e Divulgação do concurso;
3) Envio e postagem dos exemplares pelo correio para os 40 (quarenta) Autores Vencedores.

Scortecci Editora:

1) Editoração e Impressão da antologia do II Concurso de Poesia Revista Literária – Edição 2011;
2) Inscrições e suporte pela Internet através do Portal Concursos e Prêmios Literários.

Dados Técnicos da obra:

300 (trezentos) exemplares, formato 14 x 20,7 cm, miolo P&B, capa 4 cores em papel 250 gramas, sendo: 200 (duzentos) exemplares para os Autores Vencedores do II Concurso de Poesias Revista Literária – Edição 2011, 50 (cinquenta) exemplares para divulgação, e promoção do evento pela Revista Literária e 50 (cinquenta) exemplares para a Scortecci Editora comercializar ao preço de R$ 25,00 cada, através da Livraria Asabeça.

Autores Vencedores do II Concurso de Poesia Revista Literária - Edição 2011 poderão adquirir exemplares extras, não obrigatório, diretamente com a editora com 40% de desconto.

Cronograma:

Inscrições: 20 de julho a 15 de setembro de 2011
Divulgação do Resultado: Dezembro de 2011
Entrega dos prêmios: Até março de 2012.

Disposições finais:

É vetada a participação de pessoas ligadas à Revista Literária, direta ou indiretamente, de seus parentes em até segundo grau, bem como de todos os envolvidos no processo de julgamento do concurso.

Ao fazer a inscrição, o Autor estará concordando com as regras do concurso, inclusive autorizando a publicação da obra em antologia pela Scortecci Editora e responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral.







Fonte: http://www.concursosliterarios.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=388

UFRN abre inscrições para o Programa Bolsas Luso-Brasileiras

Estão abertas as inscrições para a 5ª Edição do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras. Alunos de graduação podem se inscrever até o dia 25 de setembro através do site www.santanderuniversidades.com.br/bolsas.

O programa estudantil, que surgiu em 2007, possibilita que os alunos façam um intercâmbio de seis meses para estudar em uma das 17 universidades portuguesas participantes do convênio. O aluno recebe uma bolsa no valor 3.300 mil euros para que nesse período possa custear suas necessidades, como por exemplo: matrícula, material do curso, alimentação, hospedagem, entre outras.

Cerca de 700 estudantes já foram beneficiados durante esses cinco anos. Essa oportunidade oferece aos alunos a vivência em outras culturas, além de ampliarem sua visão de mundo. Em média, 165 alunos serão selecionados entre as dezoito universidades de todo o país. Na UFRN serão escolhidos oito estudantes, que se selecionados, serão notificados no dia 3 de outubro.

Mais informações acessar o sítio universidades@santander.com.br.


Fonte: http://www.sistemas.ufrn.br/portalufrn/PT/noticia/5760400

14 de jul. de 2011

X Prêmio Literário Livraria Asabeça 2011

A Livraria Asabeça organiza anualmente o Prêmio Literário Livraria Asabeça, com o apoio da Scortecci Editora, para autores brasileiros, maiores de 18 anos, residentes no Brasil.
O prêmio tem por objetivo descobrir novos talentos e promover a literatura brasileira e neste ano, em especial, sua edição será comemorativa ao aniversário de 30 anos da Scortecci em 2012.
O concurso será dividido em 5 (cinco) prêmios regionais: norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste. O prêmio para o vencedor de cada região será um contrato de edição e publicação de sua obra com a Scortecci Editora.

REGULAMENTO

Inscrições (grátis) até 30 de novembro de 2011.

Gênero: Poesia (Livro inédito).

Ao fazer a inscrição, o Autor concorda com as regras do concurso, autorizando, inclusive, a publicação da obra selecionada pela Scortecci Editora, e responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral.

A Livraria Asabeça escolherá uma Comissão Julgadora, composta de três membros de renomado prestígio literário, e uma Comissão Organizadora, que resolverá os casos omissos deste regulamento, se houver.

O candidato poderá participar com 1 (um) livro, inédito, gênero POESIA (Poesias e Obra), de 40 até 60 páginas, formato A4 (210 x 297 cm), texto digitado em Word, espaço 1,5, impresso de um só lado da folha, tamanho 12, fonte Times New Roman ou Arial.

Atenção:

1) Poesias publicadas em Blogs e Sites (menos e-books, com ISBN) são consideradas inéditas e poderão fazer parte da obra.

2) Poesias publicadas em antologias (coletâneas) perdem a condição de inéditas e não poderão fazer parte da obra.

Os trabalhos deverão estar em língua portuguesa, o que não impede o uso de termos estrangeiros no texto. A obra deverá ter obrigatoriamente um título. O autor poderá ou não usar pseudônimo (nome literário).

Deverá enviar junto com a obra (apenas 1 cópia) as seguintes informações:

Nome completo
Pseudônimo (nome literário), se houver
Endereço / Cidade / Estado / CEP
DDD / Telefone
e-mail
Cópia do RG
Cópia do CPF
Cópia de comprovante de residência
Minibiografia de até 20 linhas

Atenção: O original deverá ser enviado por correio, encadernado em espiral, devendo trazer na primeira página os dados do autor conforme relação acima.

Enviar para:
X PRÊMIO LITERÁRIO LIVRARIA ASABEÇA 2011
Caixa Postal 11481
São Paulo, SP
CEP 05422-970

PRÊMIOS

O vencedor de cada região será contemplado com um contrato de edição com a Scortecci Editora de 100 (cem) exemplares (sendo 50 exemplares para comercialização através da Livraria Asabeça e 50 exemplares inteiramente grátis para o autor), com até 60 (sessenta) páginas, formato 14 x 20,7 cm, miolo em preto e branco, com papel branco 75 gramas, Capa coloria com papel cartão 250 gramas, com orelhas e laminação brilhante.

A título de Direito Autoral, cada autor receberá 10% (dez por cento) sobre o preço de capa de sua obra, comercializada através da Livraria Asabeça, pelo prazo de 1 (um) ano ou até o término da edição, o que acontecer primeiro.

Cada exemplar da obra será comercializado ao preço de R$ 20,00.

Após o término do contrato, o autor poderá adquirir o saldo dos livros com desconto de 80% sobre o preço de capa. Não havendo interesse por parte do autor, os livros serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas e escolas públicas e utilizados para divulgação do próprio Prêmio Literário Livraria Asabeça.

OBSERVAÇÕES

- Os originais não serão devolvidos.
- Os autores vencedores autorizam o uso e veiculação de seu nome e obra pela Livraria Asabeça / Scortecci Editora para fins de divulgação, veiculação e comercialização.
- O resultado do X Prêmio Literário Livraria Asabeça 2011 dar-se-á em fevereiro de 2012 e será publicado oficialmente no Portal Concursos e Prêmios Literários e nos demais sites do Grupo Editorial Scortecci.
- Os autores vencedores deverão entregar à Scortecci Editora o arquivo digital da obra rigorosamente igual ao selecionado pela comissão julgadora.
- É vetada a participação de autores que já tenham recebido prêmio de publicação ou menção honrosa nos concursos: Asabeça e UBE-SP.

CRONOGRAMA

- Inscrições: até 30 de novembro de 2011.
- Divulgação dos vencedores: fevereiro de 2012.
- Lançamento das obras: 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2012, no estande da Scortecci, durante o evento festivo de 30 anos da editora.

MAIS INFORMAÇÕES

asabeca2011@concursosliterarios.com.br
Telefones: (11) 3031.3956 ou (11) 3815.1177



Fonte: http://www.concursosliterarios.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=387

Prêmio SESC de Literatura



EDITAL


APRESENTAÇÃO

O PRÊMIO SESC DE LITERATURA é promovido pelo SESC – Serviço Social do Comércio, e objetiva premiar textos inéditos nas categorias CONTO e ROMANCE, destinados ao público adulto, escritos em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. Não é permitida a inscrição de menores de 18 anos, bem como de residentes no exterior.


INSCRIÇÕES

1 - Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra em cada categoria. Caso participe em ambas as categorias, as inscrições deverão ser enviadas separadamente, com pseudônimos distintos.
2 - Os textos inscritos deverão ser inéditos, ou seja, nunca terem sido publicados. Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet, ainda que não possuam número de registro no ISBN.
3 - O autor não poderá ter nenhum livro publicado nas categorias em que se inscrever.
4 - Os originais deverão ser enviados em quatro vias encadernadas, com folha de rosto, na qual deverão constar apenas o TÍTULO da obra e o PSEUDÔNIMO (obrigatório) do autor, acompanhados de envelope lacrado contendo versão impressa da ficha de inscrição online, comprovante de residência e certificado de autoria.
5 - O texto deverá ser digitado em apenas um lado da folha, fonte Times New Roman tamanho 12, estilo normal, na cor preta; parágrafo de alinhamento justificado; espaço entrelinhas duplo; todas as margens 2,5 e impressos em papel A4. No livro de contos, cada CONTO deverá ser iniciado em uma nova página, bem como cada capítulo do ROMANCE deverá ser iniciado em uma nova página. Os textos que estiverem fora da formatação indicada serão automaticamente desclassificados.
6 - Para efetuar sua pré-inscrição online, o participante deverá acessar o site do Prêmio SESC http://www.sesc.com.br/premiosesc e preencher o formulário com as informações pedidas. Será gerado um código verificador, por meio do qual o candidato poderá acessar sua pré-inscrição. Após a validação da pré-inscrição será emitido um e-mail de confirmação contendo os dados cadastrais do inscrito.
7 - O candidato deverá imprimir a ficha de inscrição por meio de consulta ao site, que deverá conter o código verificador, e remetê-la anexada à obra em um envelope lacrado, juntamente com a cópia de um comprovante de residência e a declaração de autenticidade e responsabilidade pelos direitos da obra (conforme modelo presente no site). O envelope deverá ser identificado externamente com PSEUDÔNIMO do autor e TÍTULO da obra.
8 - Durante o processo de inscrição, o candidato deverá utilizar o CPF como forma de identificação. A confidencialidade do número de CPF é de responsabilidade do participante. O SESC não se responsabiliza pelo uso indevido do documento por terceiros.
9 - Ao se inscrever nas duas categorias, o candidato deverá atentar para o fato de que o preenchimento dos dados de cada obra será feito na mesma ficha online. No entanto, as obras de cada categoria deverão ser entregues separadamente, necessitando da impressão da ficha duas vezes.
10 - No caso de inscrição do autor nas duas categorias, para cada uma delas será gerado um código verificador.
11 - Após preenchimento da ficha de inscrição online, o candidato deverá validar os dados informados, a fim de que a pré-inscrição seja efetivada. Caso seja detectada alguma pendência e/ou irregularidade, o participante será comunicado por telefone ou e-mail.
12 - Para verificação dos dados inscritos, o candidato poderá, a qualquer momento do período de inscrições, consultar seu cadastro, utilizando o CPF para o acesso.
13 - A efetivação da inscrição só é realizada com o recebimento da obra pela unidade do SESC. Caso o candidato deseje se inscrever em ambas as categorias, o envio do material deverá ser feito simultaneamente, após a pré-inscrição das duas obras, seguindo as solicitações contidas no item 9 deste dispositivo.
14 - A obra enviada deverá ter entre 130 e 400 páginas, caso seja ROMANCE; e 70 e 200 páginas, caso seja LIVRO DE CONTOS. Para tanto, será rigorosamente observada a formatação determinada no item 5.
15 - As inscrições deverão ser feitas entre 1º de julho e 31 de agosto de 2011. A data que constar no carimbo do correio servirá como comprovante de inscrição no prazo determinado.
16 - As obras somente poderão ser enviadas aos Departamentos Regionais do SESC do Estado de residência do candidato. As obras enviadas a unidades de outro Estado serão automaticamente desclassificadas.

voltar ao topo


JULGAMENTO

1 - As obras inscritas serão analisadas por Comissões Julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários, indicados pelo SESC.
2 - A comissão julgadora final atribuirá o Prêmio SESC a uma única obra em cada categoria e poderá indicar até 3 (três) menções honrosas por categoria.
3 - O único critério para seleção das obras vencedoras é o mérito literário, cabendo ao júri final a decisão, que será soberana e não suscetível de apelo.

voltar ao topo


PREMIAÇÃO

1 - O resultado do PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2011 será divulgado em março de 2012.
2 - O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora Record, com uma tiragem inicial de 2 mil exemplares.
3 - O autor vencedor de cada categoria terá direito a 10% do valor de capa da obra quando da sua comercialização em livrarias. Parte da primeira edição será adquirida pelo SESC para inserção no acervo de bibliotecas da instituição.
4 - A cerimônia de premiação será realizada no Rio de Janeiro, com data prevista para julho de 2012.
5 - O autor vencedor de cada categoria poderá participar de lançamentos da obra em eventos literários promovidos pelo SESC, que assumirá os custos de locomoção e estada do escritor.
6 - Os autores indicados para menção honrosa receberão um certificado emitido pelo SESC, atestando a qualidade da obra para possível análise e publicação no mercado editorial, além de kits com livros publicados pela editora Record.

voltar ao topo




DISPOSIÇÕES GERAIS

1 - As inscrições para o PRÊMIO SESC DE LITERATURA são gratuitas.
2 - Entende-se por romance uma narrativa ficcional longa. E por livro de contos um conjunto de narrativas ficcionais curtas. Não serão aceitas inscrições com apenas um conto.
3 - É vetada a participação de funcionários, estagiários e parentes em até segundo grau de funcionários da Record, do SESC, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e Federações do Comércio, SENAC, bem como de todos os envolvidos no processo de julgamento do concurso.
4 - Será de responsabilidade do autor o compromisso de que o texto é inédito. Caso seja constatada sua publicação, a inscrição será anulada.
5 - Não serão aceitas inscrições de obras póstumas. A coautoria será aceita apenas para ROMANCE.
6 - Será permitida a inscrição de obra cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse 25% do total da obra.
7 - Nenhuma obra enviada será devolvida.
8 - O autor vencedor de cada categoria terá direito a passagem aérea – exceto se for oriundo do estado do Rio de Janeiro – e estada pagas pelo SESC para comparecer à premiação, sem direito a acompanhante.
9 - A companhia aérea e o horário do voo para o Rio de Janeiro serão definidos pelo SESC, que também irá definir o hotel e o número de pernoites a que os dois vencedores terão direito.
10 - Ao se inscrever no PRÊMIO SESC DE LITERATURA, o candidato estará automaticamente concordando que conhece e aceita integralmente os termos deste Edital.
11 - As obras pré-inscritas poderão ser enviadas por correio ou entregues presencialmente nas unidades do SESC em cada Estado, conforme lista divulgada no site do PRÊMIO SESC DE LITERATURA www.premiosesc.com.br/premiosesc .
12 - As pré-inscrições realizadas pelo site só serão efetivadas a partir do recebimento das obras pelas unidades do SESC.
13 - O e-mail de confirmação citado no item 6 das inscrições não será enviado nas seguintes situações: 1) Caso o participante não tenha informado e-mail, 2) Caso o participante tenha informado um e-mail inválido e 3) Caso o e-mail do usuário possua filtro anti-spam. Mesmo não recebendo e-mail de confirmação, o candidato poderá acompanhar o status de sua inscrição pelo site e imprimir o formulário de inscrição normalmente.

Fonte: http://www.sesc.com.br/premiosesc/inscricao_frame.html

13 de jul. de 2011

Congresso Internacional de Educação


O congresso

Em sua sétima edição, o Congresso Internacional de Educação, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, focaliza a profissão docente. Transcendendo as inúmeras e dicotômicas posições que têm sido reservadas aos docentes, e virando as costas às perspectivas salvacionistas ou fatalistas que são comuns no terreno educativo, comungamos o entendimento de que a docência é um campo aberto de possibilidades, terreno fértil, propício à experimentação, à produção de novas formas de ser. Discutir a profissão docente e os mais diversos espaços de sua produção, entendemos, é um imperativo ético, político e pedagógico, na medida em que articula, a um só tempo, a produção de agentes sociais, a formação das novas gerações e a consolidação de um projeto de sociedade.

Para além da instauração de análises prospectivas sobre nosso ofício, como o título pode sugerir, está o nosso entendimento de que qualquer tentativa de antecipação do futuro, qualquer tentativa de imaginar configurações outras para o exercício de nosso ofício não pode implicar acomodação, conformismo, resignação; não pode redundar em imobilismo, em esquecimento do presente. E isto, basicamente, porque é no presente que estabelecemos as condições de possibilidade do futuro. Portanto, pensar o futuro do ofício é antes, e sobretudo, pensar o que estamos fazendo no presente... Ou, como refere Nóvoa (1999) “é importante pensar o futuro dos professores. Mas sem esquecer o presente e sem calar a indignação pelo estado atual das coisas. Porque, parafraseando Louis Althusser (1992), o futuro (ainda) demora muito tempo”.

Tendo como pano de fundo esses e tantos outros debates possíveis quando se focaliza a profissão docente, o VII Congresso Internacional de Educação reunirá professores/as, pesquisadores/as e estudantes ao redor de conferências e mesas-redondas organizadas a partir do seu eixo central. Renomados pesquisadores em Educação do Brasil e exterior comporão um total de seis mesas-redondas que, entre outros temas correlatos ao eixo central, discutirão a formação de docentes em programas de pós-graduação; a formação de docentes na modalidade a distância; a formação de docentes na relação com os novos mapas culturais da contemporaneidade; a formação de docentes para a educação básica; políticas de formação de docentes e formação de docentes para Educação de Jovens e Adultos. Não menos importantes são as trocas entre estudantes, professores e pesquisadores, nas sessões de comunicação. Nesta edição, os participantes poderão socializar suas investigações, sob a forma de sessões de comunicações, nos doze diferentes eixos temáticos projetados para acolher a ampla e heterogênea produção da área da Educação.


Objetivos


- Proporcionar um espaço de produção e de circulação de conhecimentos sobre a educação em geral, e sobre a profissão docente, em particular;
- Integrar sistemas de ensino e entidades representativas do campo da educação nas discussões e nos trabalhos realizados na universidade;
- Proporcionar o debate e a socialização de pesquisas em educação;
- Incentivar a circulação de pesquisas em desenvolvimento, sobretudo de estudantes de pós-graduação stricto sensu em educação;
- Manter um espaço de comunicação e de estabelecimento de redes e conexões entre grupos que estão trabalhando no campo da educação;
- Reafirmar uma identidade institucional marcada pelo compromisso social, pelo rigor acadêmico e pela abertura a novas alternativas de teorização e práticas educacionais.


Fonte: http://www.unisinos.br/eventos/congresso-de-educacao/o-congresso
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE LETRAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
MISSÃO PROCAD UFRN / PUCSP / USP

ANÁLISE DE TEXTOS E DISCURSOS: GÊNEROS, INTERAÇÃO, SOCIOCOGNIÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: ANÁLISE TEXTUAL DOS DISCURSOS

PERÍODO: 18 a 22 de julho de 2011

HORÁRIO: 08 às 11h

LOCAL: AUDITÓRIO “A” do CCHLA

CARGA HORÁRIA = 20h/a


MINISTRANTES
Emiliana Souza Soares (Mestranda PPgEL)
Flavio Cesar Oliveira da Rosa (Mestrado PPgEL)
Crigina Cibelle Pereira(Doutoranda PPgEL)
Rosangela Alves dos Santos (Doutoranda PPgEL)
Maria Eliete de Queiroz (Doutoranda PPgEL)
Karla Geane de Oliveira Souza(Mestranda PPgEL)
Maria das Vitórias Nunes Silva Lourenço (Doutoranda PPgEL)
Silvestre Gomes Martins (Mestrando PPgEL)
Rildeci Medeiros (Doutoranda PPgEL)
Elis Betânia Guedes da Costa (Doutoranda PPgEL)
Lidemberg Rocha de Oliveira (Mestrando PPgEL)
Francisco José Costa dos Santos (Mestrando PPgEL)

MONITORES
Janaina Moreno Matias
Julianne Pereira dos Santos
Gabrielle Leite dos Santos
Mariana Freire Rodrigues
Alexsandro Lino da Costa

SECRETÁRIA
Janaina Moreno Matias

COORDENADORES

Profa. Maria das Graças Soares Rodrigues; Prof. Luis Passeggi e
Profa. Maria Assunção Silva Medeiros


________________________________________________________________


LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO COMO PRÁTICA SOCIAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO

PERÍODO: 18 a 22 de julho de 2011

HORÁRIO: 14 às 17h

LOCAL: AUDITÓRIO “A” do CCHLA

CARGA HORÁRIA = 20h/a

MINISTRANTES

Alba Helena Caldas (Doutoranda PUC-SP)
Kelly Aparecida Mendes (Mestranda PUC-SP)
Maria da Penha Brandim (Doutoranda PUC-SP)
Wenderson Pinto Farias (Mestrando PUC-SP)

MONITORES
Janaina Moreno Matias
Angélica Ferreira da Fonseca
Julianne Pereira dos Santos
Gabrielle Leite dos Santos
Mariana Freire Rodrigues
Alexsandro Lino da Costa

SECRETÁRIA
Janaina Moreno Matias

COORDENADORES
Profa. Maria das Graças Soares Rodrigues; Prof. Luis Passeggi e
Profa. Maria Assunção Silva Medeiros



OBSERVAÇÃO: O número de vagas é limitado, apenas 30 em cada turma para alunos da graduação em Letras e mais 05 para professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

10 de jul. de 2011

TVU 40 anos


Esta semana foi dado o ponta pé inicial para a comemoração dos 40 anos da TV Universitária em 2012. O superintendente da Comunica instituiu uma comissão para os trabalhos e nomeou Conceição Silva, diretora da TVU, como presidente.

As atividades de celebração das quatro décadas de uma das primeiras emissoras educativas do país acontecerão ao longo de 2012. O encerramento está previsto para o dia dois de dezembro, data oficial do aniversário.

Nessa terça-feira, 5, foi realizada a primeira reunião de trabalhos da qual participaram Joana Régis, Erica Lima, Ednaldo Martins e Madalena Soares (servidora aposentada).

Conceição Silva conta que muitas ideias foram propostas e o espaço está aberto para todos os interessados em integrar a comissão. “A princípio será providenciada a marca e o slogan da campanha dos 40 anos. Estamos pensando em escolher através de concurso interno”. Ela ainda acrescenta que “será uma celebração muito bonita e pretendemos contar com a participação e o entusiasmo de toda a equipe da Comunica”.

Além de eventos como o lançamento da campanha, seminários, exposições, programas e produtos especiais, o projeto buscará consolidar planos que tragam melhorias permanentes para a emissora, como a digitalização do arquivo de imagens.

A próxima reunião da comissão está marcada para o dia 20 de julho. Os próximos passos serão a definição do calendário de atividades ao longo do próximo ano e a elaboração de um projeto que buscará parcerias com outras instituições.

Exposição Arte e Cultura apresenta trabalhos de alunos do NAC


Os alunos do Atelier de Artes do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apresentam seus últimos trabalhos em desenho, aquarela e acrílico sobre tela, na exposição “Arte e Cultura”. A exposição está sendo realizada no próprio atelier onde os alunos têm aulas.

Os trabalhos estão abertos à visitação do público em geral até o próximo dia 15, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Ao todo são 40 trabalhos em exposição, sendo 32 em acrílico sobre tela, quatro em desenho e outros quatro em aquarela.

“Esta é uma pequena amostra dos trabalhos dos alunos que frequentam o atelier“, explica a professora Erismar Antunes. Ela conta que sempre é feita uma exposição dos trabalhos dos alunos no final do ano, mas que este ano será diferente: além desta, de julho, está programada outra para o fim do segundo semestre. “Estamos pensando em fazer a do fim do ano na CIENTEC, mas ainda estamos avaliando essa possibilidade”.

A professora explica que o atelier é um lugar de relaxamento. “A gente não inibe a criatividade deles. Nós estamos aqui apenas para orientá-los”, pontua.

Erismar conta que o perfil dos frequentadores do atelier é bastante diversificado. A procura maior, no entanto, é pelas aulas de pintura, embora os jovens busquem mais as atividades dedicadas ao desenho.

Os organizadores da exposição são: Ivanilda Pinheiro, coordenadora do atelier; Erismar Antunes e Judith Pondofe, professoras de pintura; e Israel Medeiros e Raquel Lima, alunos de artes e bolsistas do atelier.
Matrículas

A cada fim de semestre são feitas as matrículas para as próximas turmas de desenhos e pintura no atelier, mediante uma taxa de matrícula. Neste mês de julho, as inscrições acontecem até sexta-feira, dia 8, para os alunos que desejam continuar no curso.

Para os novatos, a marcação do teste para quem quer fazer as aulas de pintura acontece até o dia 15 deste mês. O teste será no dia 20. As matrículas para os alunos aprovados serão realizadas entre os dias 25 e 29 de julho.

Informações através dos telefones 3215-3238 e 3215-3237.


Fonte: http://www.sistemas.ufrn.br/portalufrn/PT/noticia/5720250

UFRN - Acessibilidade


A reitora Ângela Paiva Cruz recebeu esta semana o relatório do Diagnóstico de Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apresentado pela Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE). O documento foi elaborado entre agosto de 2010 e maio deste ano, com o objetivo de identificar, avaliar e propor intervenções que possibilitem o acesso e a permanência das pessoas com necessidades educacionais especiais nos espaços acadêmicos.

Durante a apresentação, o arquiteto e urbanista Nilberto Gomes, da Superintendência de Infraestrutura, esclareceu que foram analisados 81 prédios no Campus Central e outras edificações nas unidades da UFRN em Currais Novos, Santa Cruz e Caicó, além de 15 rotas de tráfego de pedestres também no Campus de Natal.

Atenta ao diagnóstico, a reitora Ângela Paiva Cruz reconheceu a necessidade de sensibilizar o corpo administrativo da instituição para apoiar as reformas de acessibilidade na UFRN. A reitora admitiu que a universidade vai pagar um custo a mais, porém acrescentou: “precisamos atender e pensar na qualidade de vida de nossa comunidade e não só no Campus Central, mas em todos os campi”, justificando porque estendeu o levantamento às unidades do interior.

O Presidente da CAENE, Ricardo Lins, explicou que o diagnóstico é um passo fundamental para a conscientização da necessidade de uma política administrativa voltada para a acessibilidade. “A grande importância desse diagnostico é a gente possuir um retrato, uma profunda noção e, assim, poder avançar com segurança”, argumentou o presidente.

Fonte: http://www.sistemas.ufrn.br/portalufrn/PT/noticia/5721020

8 de jul. de 2011


Madame Gilêude Nogueira Peixoto, Presidente do Comitê Diretor da
Aliança Francesa em Natal, e Madame Sylvie Gradel, Cônsul Honorária da
França em Natal, convidam para as comemorações por ocasião da Festa
Nacional Francesa: o 14 de Julho. Sejam numerosos entre nós e tragam o
prato e a bebida de sua preferência. Festejemos juntos os ideais da
Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade!
Dia Nacional da França

14 de Julho de 2011 | 19h

Aliança Francesa de Natal

Rua Potengi, 459, Petrópolis
Para confirmar presença:

84 3222.1558 / 84 4217.4558

OS PROBLEMAS DA LINGUAGEM, DO SIGNIFICADO E DA VERDADE EM WITTGENSTEIN

PALESTRA
OS PROBLEMAS DA LINGUAGEM, DO SIGNIFICADO E DA VERDADE EM WITTGENSTEIN
Palestrante: Prof. Dr.: Luigi Perissinotto/Università Ca’ Foscari
Data: 29 de agosto de 2011, às 20h
Local: UFRN/CCHLA/DLET
Organização: Profa. Dra. Sulemi Fabiano

SILEL – Simpósio Nacional e Internacional de Letras e Linguística



SOBRE O EVENTO

Organizado pelo Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, o SILEL – Simpósio Nacional e Internacional de Letras e Linguística – é um evento acadêmico-científico bienal, que contempla as áreas de Linguística e Literatura.

O XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2011, no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia.

A programação da 13ª edição do SILEL visa à discussão e divulgação de produção científica, acadêmica, técnica e cultural por meio de atividades diversificadas, como conferências, mesas-redondas, grupos temáticos, painéis e atividades culturais.

O público alvo do evento é a comunidade acadêmica de Letras e Linguística atuante em instituições de ensino superior do Brasil e do exterior, profissionais das redes pública e particular de ensino, estudantes de pós-graduação e graduação e outros profissionais interessados.

Nesta edição, a comissão organizadora do SILEL buscará manter os espaços efetivos de debates e reflexões, que tornaram o evento amplamente reconhecido e respeitado.

Acesse: http://www.ileel.ufu.br/silel2011/pt/default.asp

5 de jul. de 2011

FRASEOLOGIA DA CRISE

Na fauna política potiguar, existem bacuraus, araras, tucanos e borboletas.
No governo da borboletinha, alguns desses animais não foram convidados e estão se comportando como predadores.
As ruas de Natal têm mais buracos do que tábua de vendedor de pirulitos.
Como existem muitas ervas daninhas nos jardins da Câmara Municipal, a borboleta vem fazendo voos distantes deste cenário.
A borboleta ainda sobrevive porque voa, se ela andasse já teria se despetalado toda nos incontáveis buracos de Natal.
Parece que os buracos são tão grandes que o orçamento não dá conta de tapá-los.
Aqui, pela primeira vez, a oposição vem sendo fortemente exercida por uma coligação de buracos.
Em Natal, a retórica morna dos políticos não é capaz de perturbar o voo de uma borboleta.
As chuvas em Natal têm contribuído bastante para impedir voos maiores das borboletas.
Está se travando uma batalha de morte entre borboletas e mosquitos nas galerias, canteiros e buracos da Capital.
Os prédios públicos municipais viraram verdadeiros casulos verdes de borboletários.
Quem não tem borboleta se contenta com a rosa.
Onde há borboletas geralmente há morcegos.
Todo buraco é digno de um nome.
Alguns políticos potiguares vivem de surfar aqui, mas na hora do tsunami estão todos no planalto de Brasília.
Céus de nuvens escuras tornaram-se um terror para as borboletas e as rosas.
Mais vale uma borboleta na rosa do que duas governando.
Mais valem mil borboletas voando do que uma no poder.
Uma borboleta só não faz verão.
Toda rosa tem sua borboleta, e toda borboleta tem sua rosa.
Uma borboleta vale o quanto pesa, uma rosa vale o quanto cheira.
Procura-se um jardineiro fiel para cuidar bem das rosas e borboletas nestes dias de tempestades nos jardins da política.
Palavras de borboleta: Quem não tem sequer um buraco, atire a primeira pedra.
Todos os dias se batizam novos buracos em Natal.
A buracologia é arte de estudar a natureza, a estrutura e o funcionamento dos buracos.
A buracocracia é a arte de administrar as fendas, lacunas e buracos orçamentários dos governos.
Petiscar, atucanar, demonizar, rosetar e borboletar são verbos conjugados apenas na gramática política.
O partido verde das borboletas vem amarelando ao passar das estações.
Uma borboleta só não resiste a um verão.
Em Natal está difícil encontrar um sem-buraco, todos já adquiriram um ou mais buracos.
Tem buracos em Natal que o turista já pensa que são obras do metrô da Copa.
Os entulhos do estádio Machadão devem ser aproveitados no tapamento dos buracos da cidade.
Muitas crianças perguntam aos pais se os buracos de sua rua são pegadas de dinossauro.
Um turista pergunta: Quanto tempo gasta para ir a este endereço? O taxista responde: Depende da quantidade de buracos das ruas.
A rua que só tem um buraco vive em festa.
As borracharias de Natal estão faturando alto com as vítimas dos buracos.
Com tantos pneus furados, o partido verde está prestando um desserviço ao meio-ambiente.
Informação da NASA: Está ocorrendo chuva de meteoros na Capital potiguar.
Uma administração pública é avaliada pela quantidade de buracos que pode produzir ou pode tapar.
Na verdade, o maior problema público do Brasil é buraco.
Gestor que faz um buraco, faz mil.
Quando uma borboleta voa não se sabe a direção que ela toma.
É crime ecológico criticar a imagem de uma borboleta?
Numa atitude antiburaquiana, é preciso criticar o parodiável discurso borboletista de Natal.


J. Luz

XVII CIENTEC abre inscrições a partir do dia 15 de Julho



As inscrições para a XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte poderão ser feitas a partir do dia 15 de julho. O evento, que acontecerá entre os dias 17 e 21 de outubro, terá como tema “Inovação para o desenvolvimento sustentável”, que faz alusão ao ano Internacional da Química (AIQ), comemorado este ano de 2011.

De acordo com a coordenadora e organizadora da CIENTEC, Rita Luzia, esse tema é de extrema relevância no âmbito acadêmico, já que essa área do conhecimento oferece materiais para as mais diversas aplicações, a exemplo da engenharia, medicamentos, alimentos e energia: “a química é um tema transversal, é a responsável pelo regimento da vida”, pontuou.
Nesta edição, a UFRN abre as portas para os alunos do ensino médio, que poderão apresentar trabalhos e análises. “O objetivo desta ação é adiantar a prática da pesquisa, já que é bastante provável que esses jovens sejam alunos dessa instituição”, explica a coordenadora.


Fonte: http://www.sistemas.ufrn.br/portalufrn/PT/noticia/5693121