Nossos visitantes

30 de set. de 2011

UFRN está com inscrições abertas para os fiscais do Vestibular 2012

A Comissão Permanente do Vestibular da UFRN está com inscrições abertas para os fiscais que atuarão no Vestibular 2012. São aptos a participar, alunos de graduação, pós-graduação (mestrado ou doutorado) e servidores do quadro permanente (técnico-administrativo ou docente) da Instituição.

As inscrições vão até o dia 16 de outubro. Para os estudantes de Graduação e Pós-graduação elas são feitas via www.sigaa.ufrn.br e para os servidores, acessar o www.sigrh.ufrn.br e seguir as orientações. A foto 3x4 enviada no formulário de inscrição deve ser recente e seguir o padrão estabelecido.

Os fiscais que já participaram em outros anos e que cumprem os requisitos serão automaticamente selecionados.

Os estudantes de cursos presenciais só poderão fazer a inscrição para trabalhar na cidade sede do seu curso. Os fiscais que irão trabalhar em Mossoró serão selecionados dentre os escolhidos para Natal. Os servidores da Universidade também só poderão fiscalizar na cidade em que estão lotados. Já os alunos dos cursos de licenciatura a distância poderão fiscalizar em qualquer cidade.

Os servidores que se inscreverem não podem estar respondendo a processo administrativo. Os que estão se inscrevendo pela primeira vez, devem ser funcionários do quadro permanente da UFRN há pelo menos um ano e ter Ensino Médio completo.

Os estudantes de graduação e de pós-graduação devem estar regularmente matriculados em 2011.2 e não ter registro de processo disciplinar no histórico escolar. Não serão aceitos os alunos matriculados no último semestre do curso.
Os graduandos precisam ter cursado pelo menos dois semestres letivos na UFRN com a mesma matrícula, e não ter sido reprovado por frequência no último semestre cursado.

A reunião dos coordenadores com os fiscais será realizada no dia 19 de novembro de 2011, em local e horário divulgados a partir das 18h do dia 14 de novembro no SIGAA e no SIGPRH. A remuneração do fiscal será de R$ 165.

Este ano, as provas do Vestibular da UFRN serão aplicadas nos dias 27, 28 e 29 de novembro.

Fonte:
http://www.sistemas.ufrn.br/portalufrn/PT/noticia/6182053

UFRN inicia comemorações pelos 50 anos da Editora Universitária

As comemorações alusivas aos 50 anos da Editora Universitária tiveram um pré-lançamento nesta quinta-feira, 29 de setembro, às 10h30, no auditório da reitoria, em solenidade que constou de lançamento de selo, painel sobre a história da Editora e lançamento de livros clássicos da literatura potiguar. O Grupo Potiguar Sax, da Escola de Música, iniciou a programação.

A reitora Ângela Paiva Cruz presidiu a solenidade, que também contou com as presenças da vice-reitora Maria de Fátima Freire Melo Ximenes; do diretor da EDUFRN, Herculano Campos; e da chefe de Gabinete da Secretaria de Educação, Gisele Almeida, representando a governadora Rosalba Ciarline.

Participaram ainda da solenidade o presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Diógenes da Cunha Lima; o presidente do Instituto Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo; pró-reitores da UFRN; familiares de autores; escritores e a comunidade universitária em geral.

“O fato de reeditar a obra de Américo de Oliveira Costa e os sonetos de Itajubá, retirados do limbo por Cláudio Galvão, e a honra de haver publicado as Poesias de Luís Carlos Guimarães, reunidas pelo autor, já justificariam uma grande comemoração”, afirmou a reitora Ângela Paiva Cruz.

Segundo a reitora, o fato de a Editora da Universidade manter-se viva durante todos esses anos, publicando obras da maior relevância para o Estado, além do testemunho da capacidade de produção da academia, é um marco que não encontra similaridade em instituições federais de ensino superior da região, e talvez até do Brasil.


Durante a solenidade, foi feito o lançamento simbólico das obras “A Biblioteca e seus Habitantes”, de Américo de Oliveira Costa; “Gracioso Ramalhete”, de Ferreira Itajubá com pesquisa e apresentação de Claudio Galvão; e “Poesias”, de Luís Carlos Guimarães.


Foram entregues exemplares das obras aos representantes de cada autor: Carlos Américo de Oliveira Costa, filho de Américo de Oliveira Costa; Cláudio Galvão e Leda Guimarães.

Após a abertura solene, foi realizado um painel sobre a história da EDUFRN, que contou com a participação dos ex-diretores Sirleide Pereira e Geraldo Batista – este o primeiro diretor da antiga Imprensa Universitária - e o atual diretor, Herculano Campos.

No hall da reitoria mais de 50 títulos acadêmicos publicados neste ano de 2011 pela Editora Universitária ficaram expostos em estandes.


Fonte:http://www.sistemas.ufrn.br/portalufrn/PT/noticia/6194129

24 de set. de 2011


SOLENIDADE DE POSSE‏ - CCHLA




A Magnífica Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, PROFESSORA ÂNGELA MARIA PAIVA CRUZ, tem a honra de convidar para a SOLENIDADE DE POSSE dos PROFESSORES HERCULANO RICARDO CAMPOS e MARIA DAS GRAÇAS SOARES RODRIGUES, nos cargos de Diretor e Vice-Diretora, respectivamente, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA, para o quadriênio 2011-2015, a realizar-se no dia 29 de setembro de 2011, às 18 horas, no Auditório Otto de Brito Guerra - Reitoria, Campus Central - Natal/RN.

II Seminário de Pesquisa do Grupo de Estudos Discurso & Gramática/UFRN

20 e 21 de outubro de 2011
Escola de Ciências e Tecnologia

Linguística centrada no uso e análise de corpora

Palestrantes convidados:
ANTÔNIO PAULO BERBER SARDINHA (PUC-SP)
JOÃO BOSCO FIGUEIREDO GOMES (UERN)




Palestras
Workshop
Oficina Pedagógica
Comunicações Individuais
Comunicações Coordenadas


Inscrições:
degnatal.wordpress.com
Período de inscrições: 20/09/2011 a 15/10/2011
Informações: grupodegnatal@gmail.com

MACUNAÍMA: ASPECTOS ESTÉTICOS E ANTROPOLÓGICOS

Minicurso com o professor César Giusti (UFPE) é o convidado do mês de novembro do “me explica, me ensina”. Eis a proposta do minicurso que acontecerá no dia 11/11, a partir das duas da tarde no auditório da biblioteca (BCZM). 

MACUNAÍMA: ASPECTOS ESTÉTICOS E ANTROPOLÓGICOS

Resumo da aula: A ideia básica é estimular a leitura da obra do Mário de Andrade através da teoria de alguns tópicos que derivam da tradição popular e migram para a erudição literária, comprovando que a pesquisa cultural, realizada por Mário, converge para a sua obra literária, coligando aspectos estéticos e antropológicos. Serão abordados os conceitos de: rapsódia (musical e literária); bricolagem (arte plástica / textual); polifonia (de Bakhtin e MAndrade); apotropismos; dimensões híbridas. A parte prática estará evidenciada com exemplos da obra, através de links e hiperlinks e hipertextos condizentes com a teoria apresentada.

22 de set. de 2011

IV Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento

IV Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento
26, 27 e 28 de outubro
UFRGS

O IV Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento é um evento importante para os pesquisadores sobre metáforas e para os pesquisadores em Linguística Cognitiva em geral, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Nas suas últimas edições, o congresso tem contado com a participação de mais de 250 pesquisadores de todo o mundo e se volta para diversos aspectos pertinentes à Linguística Cognitiva, principalmente ao tema atual Metáfora: Cultura e Natureza.
O IV CMLP tem como objetivo reunir pesquisadores de todo o mundo interessados na investigação do papel da metáfora na linguagem e no pensamento. Serão analisados resumos de trabalhos sobre todos os tópicos relacionados ao tema do congresso, dentre eles metáfora e ensino; metáfora e cultura; metáfora nas diferentes perspectivas teórico-metodológicas; identificação e processamento de metáforas; metáfora e neurociências; e metáfora e discurso. Mais informações estão disponíveis nesta página do evento.


Para maiores informações: http://www6.ufrgs.br/iletras/ivcmlp/index.html

II ENALE - Encontro nacional de Leituras


II ENALE – ENCONTRO NACIONAL DE LEITURAS
24, 25 e 26 de outubro de 2011
Letras/UFAM – Campus de Humaitá/AM

O II ENALE – ENCONTRO NACIONAL DE LEITURAS apresenta nesta edição o tema Literatura: vereda interdisciplinar e multicultural, com o qual pretendem discutir as relações da literatura com a educação e com outras áreas do saber, além de refletir sobre o aspecto multicultural da criação literária.

Contando com a presença de pesquisadores de diferentes campos de pesquisa (história, sociologia, pedagogia, filosofia) que se valem da literatura em seus estudos, o encontro se dedicará a problematizar aspectos ligados à criação e à crítica literária: seus limites (se existem), seus procedimentos e suas possibilidades. Além da questão interdisciplinar, o evento também abordará os aspectos multiculturais que envolvem a representação literária, procurando debater a seguinte questão: que serviço a literatura pode prestar na compreensão da alteridade? Trata-se de um problema fundamental numa sociedade democrática e multicultural como a brasileira.


Para maiores informações: http://enale.wordpress.com/



O II ENALE também prestará uma homenagem a Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, por entender que esta obra fundamental da literatura brasileira sintetiza o entrecruzar de vários campos do conhecimento – do popular ao erudito ou vice-versa – e uma procura de entendimento dos diversos elementos formadores da identidade nacional, em processo de travessia.

Fonte: http://blog-alb.blogspot.com/2011/09/ii-enale-encontro-nacional-de-leituras.html

19 de set. de 2011

Convite da PROAE

Convidamos o Diretório Central dos Estudantes/DCE, Diretórios Acadêmicos, Centros Acadêmicos, Conselho Administrativo das Residências Universitárias/CARU, para o Fórum dos Estudantes com a Reitora da UFRN, Profª Ângela Maria Paiva Cruz, dia 26 de setembro de 2011 (segunda-feira), às 16 horas, no anfiteatro das Aves, no Centro de Biociências/CB.


- Informes;
- Apresentação e discussão sobre a Minuta do Plano de Gestão 2011 - 2015;
- Outros Assuntos.

Profª. Janeusa Trindade de Souto
Pró-Reitora de Assuntos Estudantis

13 de set. de 2011

Concurso de poesias realiza homenagem a escritora Zila Mamede


O V Concurso de Poesias Zila Mamede, promovido pelo jornal Potiguar Notícias e pela ONG Educante tem como objetivo revelar poetas iniciantes do Rio Grande do Norte, divulgar a produção de poetas em atividade, além de homenagear Zila Mamede, uma das maiores poetas da história do Estado e do País.

Os poetas concorrentes devem obrigatoriamente residir no Estado do Rio Grande do Norte e cada um pode inscrever de uma a cinco poesias inéditas, em língua portuguesa, que não tenham sido publicadas de forma impressa em nenhum lugar ou premiadas em algum Concurso local ou nacional.

Os concorrentes devem mandar as poesias em quatro vias, em papel ofício branco, texto digitado em Word, fonte Times New Roman em corpo 14. Nenhuma identificação do autor deve ser escrita nas folhas. Elas devem ser colocadas em um único envelope grande.

Nos envelopes com as poesias impressas, nada deverá ser escrito. Não é necessário pseudônimo. A organização irá numerar cada participante.

Juntamente com as poesias impressas, o concorrente deve mandar um CD contendo todas as poesias e os dados do autor (nome, telefone, endereço, e-mail).


Este CD será entregue em envelope separado juntamente com uma folha contendo nome completo, nome das poesias, data e local de nascimento, endereço, telefones e e-mail, além de como tomou conhecimento do concurso. Qualquer identificação fora deste envelope desclassifica o candidato.

As inscrições seguem abertas até 25 de outubro. Em caso de participação pelo correio, os textos serão remetidos para: Potiguar Notícias - Rua José Serafim Nunes, 145 – Vale do Sol, Parnamirim - RN - CEP: 59.140-230). Vale a data da postagem e o nome do remetente não deve ser colocado o nome do remetente no envelope.

PREMIAÇÃO - A divulgação dos vencedores acontecerá no dia 25 de novembro, sendo noticiada na mídia e no portal www.potiguarnoticias.com.br. Os premiados serão contatados pela organização. A premiação consiste de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o primeiro colocado, R$ 1.000,00 (mil reais) para o segundo colocado e R$ 500,00 (quinhentos reais) para o terceiro colocado.

A coordenação concede ao júri o poder de tomar decisões irrecorríveis e autônomas em relação às poesias concorrentes, podendo conceder de cinco a dez menções honrosas. É obrigatório ao júri eleger um vencedor, um 2º colocado, um 3º colocado.

Além disso, é permitida a participação de poetas premiados ou mencionados honrosamente em edições anteriores do Concurso.

Mais informações: (84) 3272-1919 ou pelo e-mail concursozilamamede2011@gmail.com

ZILA MAMEDE
– Reconhecida como uma das principais vozes da poesia no RN, Zila Mamede publicou Rosa de pedra (1953); Salinas (1958); O arado (1959); Exercício da palavra (1975); Navegos (1978, conjunto de sua poesia publicada mais um novo livro – Corpo a corpo) e A herança (1984).

De acordo com o professor Carlos André Pinheiro, Rosa de Pedra, seu primeiro livro, evidenciam “o sujeito e o mundo em constante desintegração – o que, de certa forma, assinala o etos do fragmentado homem moderno”. “O livro é levemente guiado por princípios da geração de 45, sobretudo no que diz respeito ao uso do soneto e das imagens concretas; essa filiação também justifica o caráter ambíguo da obra, que parece ter uma base na tradição e outra na modernidade”, destaca.

Zila Mamede faleceu em dezembro de 1985, vítima de afogamento na Praia do Forte.


Fonte: http://www.dnonline.com.br/app/outros/ultimas-noticias/38,37,38,74/2011/09/13/interna_divirtase,80621/concurso-de-poesias-realiza-homenagem-a-escritora-zila-mamede.shtml

VII Colóquio de Estudos Barrocos: Barroco, Reciclagem e Modernidade

LANÇAMENTO DO LIVRO:


DATA: 19/09/2011

HORÁRIO: 9h45min

LOCAL: Auditório “B”- CCHLA/UFRN

"BATE-PAPO"

II Encontro Nacional do GT Teoria do Texto Poético (ANPOLL)


A proposta do evento é que outros pesquisadores se juntem aos membros do GT para que, por meio de apresentações de trabalhos, debates profícuos e diálogos com poetas brasileiros contemporâneos, possam, em meio à pluralidade das manifestações modernas e contemporâneas da poesia, mapear linhas dissonantes e consonantes dessa lírica, de modo a concorrer para esboçar-lhe uma cartografia.


Fonte: http://www.textopoetico.org/

Chamada de trabalhos: 6º Colóquio do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras - PPR “Portugal no Brasil: pontes para o presente”

6º Colóquio do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras - PPRLB: “Portugal no Brasil: pontes para o presente”
Real Gabinete Português de Leitura,
9 a 12 de abril de 2012.
Abrindo no Rio de Janeiro os eventos que se propõem a assinalar o "Ano de Portugal no Brasil", e encerrando a comemoração de seus 10 anos de atividades, o Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras (PPRLB), vinculado ao Centro de Estudos do Real Gabinete Português de Leitura, promove o seu 6º Colóquio Internacional, entre 9 e 12 de abril de 2012, sob o título-tema "Portugal no Brasil: pontes para o presente".


A inscrição e as propostas de comunicações, de 15 linhas (TNR12, espaço 1, margens de 3 cm.) serão aceitas até o dia 30 de novembro de 2011 e devem ser efetuadas através do site do Real Gabinete.

Maiores informações: web: http://www.realgabinete.com.br/
e-mail: gabinete@realgabinete.com.br e 6coloquiopprlb@realgabinete.com.br
telefones: (21) 2221-3138 e 2221-2960
Secretaria do RGPL: Rua Luís de Camões, 30 – Centro – Rio de Janeiro - RJ


Elegendo esse horizonte temático, o PPRLB pretende incentivar o debate não só sobre o diálogo cultural entre Portugal e Brasil ao longo de séculos, com os prós e contras que se possam apontar, mas, e sobretudo, enfatizar a importância de sua continuidade e desdobramentos numa contemporaneidade tão complexa como a que vivemos. A dinâmica atual desse diálogo inter-atlântico apresenta inúmeras e diversificadas facetas que enfoques privilegiadamente multidisciplinares podem melhor revelar, rever e (re)interpretar.


Sob tal perspectiva, convidamos todos os interessados a uma participação intensa nesta nova "edição" de um trabalho já vitorioso do PPRLB. Trabalho que, mantendo elos de coerência com os colóquios precedentes, ratifica seu perfil e a linha de ações que para si definiu tão logo foi criado em 2001.


Subtemas para propostas de comunicações:

· Pontes artísticas

· Pontes científicas

· Pontes históricas

· Pontes imaginárias

· Pontes literárias

· Pontes político-econômicas

· Pontes pluridisciplinares


Taxas para obtenção de certificados de participação:
Graduados (Profs./ Pesqs.) c/ apresentação de trabalho): R$ 70,00

Estudantes c/ apresentação de trabalho: R$ 50,00

Ouvintes (s/ apresentação de trabalho): R$ 30,00


As comunicações selecionadas não devem exceder 15 minutos (o que equivale, em média, a 6 páginas, TNR12, espaço 2, margens de 3 cm.) e serão apresentadas em sessões matutinas dos dias 10, 11 e 12 de abril, entre as 9:00 e 11:00h.
A informação sobre aceite ou recusa das propostas de comunicação será enviada aos proponentes até 15 de dezembro de 2011.

I EEBA – Encontro de Estudos Bakhtinianos


De 04 a 06 de novembro 2011 ocorrerá o “I EEBA – Encontro de Estudos Bakhtinianos” é um evento criado para funcionar como continuidade do “Círculo – Rodas de Conversa Bakhtiniana” que já realizou três edições seguidas de 2008 a 2010, sediado na Universidade de São Carlos (UFSCar) promovido pelo Grupo de Estudos de Gêneros do Discurso (GEGe) e coordenado pelo Prof. Dr. Valdemir Miotello.
O I EEBA terá como tema central: “A Responsividade Bakhtiniana“, que se desdobra nos seguintes subtemas: “Educação como Resposta Responsável“, “O Contemplador: vivências estéticas e responsividade” e “Política como Ação Responsiva“. Teremos três grandes mesas, cada uma ligada a um subtema. Além das mesas, nas manhãs de sábado e domingo, ocorrerão as Rodas de Conversa, também articuladas aos subtemas do Evento. Nessas Rodas teremos discussões e comentários a partir dos textos enviados pelos participantes para o evento.

Fonte: http://www.ufjf.br/eeba/

Assembléia Geral dos Estudantes - DCE - UFRN

Quarta (14/09), 17:30 no DCE
Estamos convocando uma assembléia geral para a construção da pauta de reivindicações dos Estudantes da UFRN.

Pauta:
- Informes.
- Construção da pauta de reivindicações dos bolsistas de apoio técnico.

12 de set. de 2011

NOVAS PERSPECTIVAS NOS ESTUDOS DA METÁFORA

O Grupo de Pesquisa Cognição & Práticas Discursivasda UFRN promove a conferência

NOVAS PERSPECTIVAS NOS ESTUDOS DA METÁFORA

Prof.ª Dr.ª SolangeCoelho Vereza (UFF)

DATA: 16/09/2011
HORÁRIO: 14h30min
LOCAL: Auditório A do CCHLA

10 de set. de 2011

Alunos da rede estadual não querem aulas aos sábados


Depois da greve dos professores da rede estadual, o conselho escolar de cada unidade elaborou um cronograma de reposição das aulas para conseguir cumprir os 200 dias letivos exigidos pela Legislação. Para isso, foram incluídas aulas aos sábados nas escolas cujo período em greve foi mais estendido.
No entanto, a 12ª Diretoria Regional da Secretaria de Estado da Educação (DIRED) vem encontrando dificuldade em algumas escolas devido à evasão de alunos nas aulas ministradas aos sábados. Pelo plano de aula aprovado pelas escolas, o ano letivo deve seguir até o final do mês de janeiro de 2012, isso porque a escola que se manteve por mais tempo em greve ficou paralisada por cerca de 50 dias.

Conforme Maria Augusta, servidora da Dired, o problema não é recorrente em todas as escolas, mas algumas unidades têm reclamado da dificuldade em atrair os alunos para as aulas. "Vamos nos sentar com os gestores para traçar uma estratégia para atrair esses alunos a frequentar as aulas. O problema não é em todas, na próxima semana vamos realizar um levantamento para avaliar em qual delas a situação é mais crítica", antecipa ela.

A greve foi parcial e por isso a realidade de cada escola é muito relativa, visto que, em algumas unidades, houve paralisação total, já em outras apenas uma parte dos professores aderiu ao movimento. "Ainda tem aqueles casos das escolas que não aderiram ao movimento logo no começo, ou mesmo os que retornaram à sala antes do final da greve", complementa.

Para conseguir atender os dias previstos, as escolas estão realizando aula em dias de sábado, incluindo a quinta aula e realizando atividades pedagógicas de acordo com cada realidade. Para conseguir acompanhar o cronograma de reposição, a Dired distribuiu as 68 escolas da rede estadual em quaro grandes grupos. "Cada região ficou sob responsabilidade de um coordenador que acompanha a reposição das aulas".

Os professores da rede estadual passaram 72 dias em greve, que se iniciou no dia 2 de maio e foi encerrada no dia 13 de julho, quando o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte decidiu pela ilegalidade do movimento paredista. As aulas, no entanto, só retornaram quase uma semana depois porque houve o período interno de elaboração do calendário de reposição e ainda o encaminhamento de todas as propostas para o Ministério Público que ficou de acompanhar o andamento da reposição.

Antes mesmo das aulas aos sábados, devido à reposição em decorrência da greve da categoria, sete escolas de Mossoró já eram habituadas às aulas no final de semana.

As unidades que fazem parte do projeto Ensino Médio Inovador, uma iniciativa do Ministério da Educação com a intenção de estimular as redes estaduais de educação a pensarem novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades do trabalho, ciência, tecnologia e cultura.

Uma das propostas é mudar a carga horária mínima do ensino médio para 3 mil horas - um aumento de 200 horas a cada ano. Outra mudança é oferecer ao aluno a possibilidade de escolher 20% de sua carga horária e grade curricular, dentro das atividades oferecidas pela escola.


Encontro Nacional de Estudantes de Letras/Libras - ENELL


TEMA:

"FORMAÇÃO DO SUJEITO SURDO E (D)OS PROFISSIONAIS PROFESSOR E TRADUTOR / INTÉRPRETE DE LIBRAS: PERSPECTIVAS SÓCIO-EDUCATIVAS"


Início

Há quatro anos que, anualmente, realiza-se o Encontro Nacional de Estudantes de

Letras/Libras - ENELL, evento organizado por alunos e ex-alunos dos cursos de

bacharelado e licenciatura em Letras/Libras ministrados pela Universidade Federal

de Santa Catarina a mais de quinze pólos distribuídos por todo território nacional.

Esse evento é ímpar por se inserir no seleto rol de realizações voltadas para a

discussão de temas relacionados à Comunidade Surda Brasileira, sua língua – a

LIBRAS –, e sua cultura, além de promover a socialização e divulgação de estudos

e pesquisas realizados por alunos do curso de Letras/Libras e por aqueles que

lidam com a temática da surdez e as questões que essa traz em seu bojo à população

em geral.

Desde sua primeira edição, em 2008, o ENELL já percorreu quatro cidades brasileiras:

Brasília, Rio de Janeiro, Goiás e Fortaleza, sempre atraindo um grande público e

obtendo êxito em suas atividades. Para 2011, a cidade de Natal/RN foi eleita para

sediar o V ENELL no mês de novembro, fato que foi recebido com grande regozijo e

boa vontade por parte dos estudantes do curso desta cidade. O período em que o

correrá o evento certamente marcará a história dos surdos deste Estado, onde

acontecimentos dessa natureza são raros, e do Brasil, que no ano de 2012 formará

sua segunda turma de Licenciados e sua primeira turma de Bacharelados em Letras


Libras.Fonte: http://www.5enell.com.br/


9 de set. de 2011

UFRN e CERES promovem III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte realiza, através do Centro de Ensino Superior do Seridó, o III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), de 12 a 16 de setembro.

O objetivo do III SEPE é estimular e divulgar a produção científica nos segmentos do ensino, da pesquisa e da extensão, na perspectiva de socializar os estudos e as experiências desenvolvidas no CERES/UFRN, proporcionando momentos de articulação de conhecimentos em uma ótica interdisciplinar.

O evento é coordenado pelos professores Sócrates Dantas Lopes, do Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas/CERES, e pela professora Josemery Araújo Alves, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas/CERES.

Para mais informações, acesse o link abaixo.

Programação:

12 e 13 de setembro de 2011
Campus de Currais Novos
Tel.: (84) 3431-2539

14 a 16 de Setembro de 2011
Campus de Caicó
Tel: (84) 3421-4908
Fax: (84) 3421-2277

Outras informaçõesLink(s): http://www.cerescaico.ufrn.br.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte conquista Prêmio “Marcas que Marcam 2011”

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte conquista mais uma vez o prêmio “Marcas que Marcam 2011” no segmento Faculdades e Universidades, realizado pela empresa Diário de Natal.

A pesquisa foi realizada pela empresa Certus Pesquisa e Consultoria, a pedido do Diários Associados/RN, que utilizou os seguintes quesitos como base do estudo de campo: qualidade; preço; tradição e preferência, para identificar a marca que primeiro é lembrada. Em todos esses a UFRN teve grande destaque.

No quesito qualidade a conquista foi de 48%. No preço apontou 44,5%. Na preferência atingiu a marca de 47,8% dos entrevistados, e na tradição despontou com 52,8%, o que demonstra a importância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e faz com que a Instituição seja a marca mais lembrada pela população norte-rio-grandense.

A entrega do troféu “Marcas que marcam 2011” ocorre no dia 5 de outubro e a revista, com tiragem de 10 mil exemplares contendo os ganhadores dos diversos segmentos, será distribuída como encarte do jornal no dia seguinte.

Marcas que Marcam

Nessas pesquisas de medição de recall são identificadas as marcas potiguares mais presentes na mente do consumidor. Com base nessas estatísticas o Diário de Natal premia as políticas e estratégias de marketing e comunicação adotadas para essa fixação de imagem junto à população.

A pesquisa ouviu 600 pessoas em domicílio, entre homens e mulheres maiores de 16 anos pertencentes às classes A, B e C. As entrevistas foram realizadas entre os dias 4 e 9 de agosto deste ano.


Fonte: http://www.sistemas.ufrn.br/portalufrn/PT/noticia/6092259

CIENTEC Cultural abre inscrições para submissão de propostas de ações artísticas


A XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC), que acontece entre os dias 17 e 21 de outubro com o tema “Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, não comemora apenas o Ano Internacional da Química. O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da UFRN coordena a produção cultural dentro da programação do evento. Música, teatro, dança, artes visuais e design fazem parte das apresentações que são ensaiadas em âmbito acadêmico e divulgadas para a sociedade em eventos como a CIENTEC. Seja na Escola de Música, no Anfiteatro do Campus, na Capela ou no Corredor Cultural, em meio aos estandes que serão instalados na Praça Cívica, toda a produção artístico-cultural será de fácil acesso para os presentes. Os que desejarem ter seus trabalhos divulgados devem enviar a submissão de propostas de ações artísticas pelo site www.cientec.ufrn.br/cultural até o dia 20 de setembro. Os coordenadores deverão preencher a Ficha de Inscrição, disponível online, fornecendo informações quanto à identificação da equipe envolvida na atividade, resumo do trabalho (500 palavras), informar o Centro ou Unidade Acadêmica ao qual pertence, bem como os itens de infraestrutura necessários para desenvolver o trabalho. Já os critérios para seleção passam por: relevância acadêmica e artística, perspectiva de ação e interação com o público e concordância entre atividade e logística solicitada. O resultado será divulgado no dia 23 de setembro, no site do evento. Os coordenadores das ações culturais aprovadas devem comparecer ao NAC no prazo de 26 a 29 de setembro para preencher o termo de responsabilidade de apresentação na CIENTEC Cultural.


Fonte:
http://www.sistemas.ufrn.br/portalufrn/PT/noticia/6079001

8 de set. de 2011

I Mostra de Curta-Metragens do NAC

O NAC (Núcleo de Arte e Cultura) e a PROEX (Pró-reitora de Extensão) em parceria com a ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) convidam aos interessados a se inscreverem na I Mostra de Curta-Metragens do NAC, que será realizada durante a “34ª Reunião Anual da ANPED – Educação e Justiça Social”, no período de 02 a 05 de Outubro de 2011, no Centro Convenções de Natal – RN.

Temática: Os curtas-metragens deverão remeter ao tema educação e justiça social.

1. Inscrição dos Curta-Metragens:

Os títulos deverão ser curta-metragens de até 5 (cinco) minutos, nas seguintes categorias:

- Vídeo-arte; Stop-motion; Técnicas-Mistas; Ficção; Animação; Experimental; Vídeoclipe; Celular; Slide-Show (transição de imagens).


Período de inscrições: de 03 a 10 de setembro de 2011.

Local: Inscrições presenciais NAC (localizado no Centro de Convivência da UFRN).


Ficha de inscrição e termo de autorização e exibição disponíveis no ato da inscrição.

Para efetuar a inscrição deverão ser entregues duas cópias em DVD; nos seguintes formatos: MPG2, AVI e/ou WMV.

O resultado da seleção dos vídeos será divulgado no dia 23 de setembro de 2011, no site do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN e no SIGAA.

Observações:

- Serão automaticamente desclassificados curta-metragens com inscrições incompletas e vídeos publicitários direcionados a fins comerciais;

- Os casos omissos serão resolvidos pela comissão de seleção do NAC/PROEX/DEART/UFRN.



Para mais informações:

e-mail: nac@reitoria.ufrn.br

site: http://www.nac.ufrn.br/

telefone: (84) 3215-3237