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13 de jul. de 2011

Congresso Internacional de Educação


O congresso

Em sua sétima edição, o Congresso Internacional de Educação, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, focaliza a profissão docente. Transcendendo as inúmeras e dicotômicas posições que têm sido reservadas aos docentes, e virando as costas às perspectivas salvacionistas ou fatalistas que são comuns no terreno educativo, comungamos o entendimento de que a docência é um campo aberto de possibilidades, terreno fértil, propício à experimentação, à produção de novas formas de ser. Discutir a profissão docente e os mais diversos espaços de sua produção, entendemos, é um imperativo ético, político e pedagógico, na medida em que articula, a um só tempo, a produção de agentes sociais, a formação das novas gerações e a consolidação de um projeto de sociedade.

Para além da instauração de análises prospectivas sobre nosso ofício, como o título pode sugerir, está o nosso entendimento de que qualquer tentativa de antecipação do futuro, qualquer tentativa de imaginar configurações outras para o exercício de nosso ofício não pode implicar acomodação, conformismo, resignação; não pode redundar em imobilismo, em esquecimento do presente. E isto, basicamente, porque é no presente que estabelecemos as condições de possibilidade do futuro. Portanto, pensar o futuro do ofício é antes, e sobretudo, pensar o que estamos fazendo no presente... Ou, como refere Nóvoa (1999) “é importante pensar o futuro dos professores. Mas sem esquecer o presente e sem calar a indignação pelo estado atual das coisas. Porque, parafraseando Louis Althusser (1992), o futuro (ainda) demora muito tempo”.

Tendo como pano de fundo esses e tantos outros debates possíveis quando se focaliza a profissão docente, o VII Congresso Internacional de Educação reunirá professores/as, pesquisadores/as e estudantes ao redor de conferências e mesas-redondas organizadas a partir do seu eixo central. Renomados pesquisadores em Educação do Brasil e exterior comporão um total de seis mesas-redondas que, entre outros temas correlatos ao eixo central, discutirão a formação de docentes em programas de pós-graduação; a formação de docentes na modalidade a distância; a formação de docentes na relação com os novos mapas culturais da contemporaneidade; a formação de docentes para a educação básica; políticas de formação de docentes e formação de docentes para Educação de Jovens e Adultos. Não menos importantes são as trocas entre estudantes, professores e pesquisadores, nas sessões de comunicação. Nesta edição, os participantes poderão socializar suas investigações, sob a forma de sessões de comunicações, nos doze diferentes eixos temáticos projetados para acolher a ampla e heterogênea produção da área da Educação.


Objetivos


- Proporcionar um espaço de produção e de circulação de conhecimentos sobre a educação em geral, e sobre a profissão docente, em particular;
- Integrar sistemas de ensino e entidades representativas do campo da educação nas discussões e nos trabalhos realizados na universidade;
- Proporcionar o debate e a socialização de pesquisas em educação;
- Incentivar a circulação de pesquisas em desenvolvimento, sobretudo de estudantes de pós-graduação stricto sensu em educação;
- Manter um espaço de comunicação e de estabelecimento de redes e conexões entre grupos que estão trabalhando no campo da educação;
- Reafirmar uma identidade institucional marcada pelo compromisso social, pelo rigor acadêmico e pela abertura a novas alternativas de teorização e práticas educacionais.


Fonte: http://www.unisinos.br/eventos/congresso-de-educacao/o-congresso