
Nossos visitantes
28 de set. de 2010
27 de set. de 2010
22 de set. de 2010
Suposições também do que fora
Cada lembrança
Com capa de ilusão
Agrava, torna intenso
As ocasiões e os momentos
Tornam-se eternos
Não se cansam,
Na esperança
De se tornarem belos.
E antes do fim, o que se espera,
Satisfação ao ceder à fera
Que devora a vida, fonte?
Depois de viver na primavera
Amar no verão, que se encerra
Levar não sei pra onde.
Jucely Regis
Com capa de ilusão
Agrava, torna intenso
As ocasiões e os momentos
Tornam-se eternos
Não se cansam,
Na esperança
De se tornarem belos.
E antes do fim, o que se espera,
Satisfação ao ceder à fera
Que devora a vida, fonte?
Depois de viver na primavera
Amar no verão, que se encerra
Levar não sei pra onde.
Jucely Regis
19 de set. de 2010
Lançamento dos livros de Isabel Vieira
16 de set. de 2010
FLOR DE CACTO - Concurso de Minicontos e Poemas

"Evento lançado em 2009, sob a coordenação da professora Izabel Nascimento, o concurso de poemas e minicontos Flor de Cacto pretende ser uma referência na divulgação da criação literária dos alunos do curso de Letras e de Línguas Estrangeiras Modernas e de toda a UFRN. Em seu lançamento esperávamos mais ou menos 60 textos e tivemos 584 inscritos. Premiamos apenas minicontos e poemas em língua portuguesa, mas, este ano, com a criação do DELLEM, fez imperiosa a abertura para as línguas estrangeiras modernas. “Portanto, os professores da comissão julgadora aguardam os textos de nossos alunos que desde o ano passado nos surpreendem, positivamente, em qualidade critica, em diversidade de temas e em maturidade discursiva.”
15 de set. de 2010
Promoção: 80 anos de "Alguma poesia"

Para comemorar os 80 anos do primeiro livro de Drummond, o "Alguma poesia", a editora Record lança um concurso. Para participar desta promoção, crie um vídeo interpretando o poema "Quadrilha" ou "No meio do caminho". Envie o seu vídeo seguindo as normas do regulamento.
Os prêmios são: Primeiro e segundo lugares levam a coleção completa do autor, publicada pela editora. Do terceiro ao décimo, ganharão o livro "Alguma poesia".
Acesse: http://www.carlosdrummonddeandrade.com.br/promo80intro.php
12 de set. de 2010
O QUE ME IMPORTA?!

Participar de um C.A. não é nada fácil – a pessoa que vos escreve até já tentou –, há a convivência com pessoas que pensam e agem diferentes, e ainda tem que aprender a ceder por outras que apenas reclamam e nem ao menos sabem seu nome.
A permanência em um C.A. torna-se um suplício: faltas acumuladas nas disciplinas, necessidade de trancá-las, trabalhos e provas digamos que não muito satisfatórios... E muita, mas muita reclamação, cobrança, piadinhas etc.
Até agora esses ‘dados’ são referentes a um C.A., ou seja, qualquer centro acadêmico assemelha-se a este modelo, porém não quero aqui discorrer sobre qualquer centro acadêmico, esta pequena e humilde resenha é sobre o C.A. que representa os alunos de um dos maiores cursos da UFRN, com quatro habilitações e seis entradas de alunos, mais de 600 estudantes letrandos, é sobre um C.A. que está tentando superar mais de três anos de ausências – com gestão atrás de gestão sofrendo com problemas graves de falta de apoio e de componentes ativos – um C.A.LET. que em menos de seis meses de gestão está suprindo as necessidades e exigências de um dos maiores corpus acadêmico da universidade.
Não se trata de fazer propaganda, marketing ou campanha de auto-ajuda, apenas tornou-se necessário saber que todos os alunos de LETRAS fazem parte do C.A.LET., e que uns se f#%$@ mais que outros porque põem a cara a bater, e apanham!
Mas então caro leitor você pode se perguntar:
- “Sim, e o que me importa?!”
E respondo:
- “O que lhe importa é que nós participamos politicamente em todos os níveis da sociedade, inclusive na universidade, ô meu querido!”
Vamos cobrar não só presença nas discussões do curso. Vamos cobrar tudo!
Os $ 0,25 da carteira de estudantes que você doa pro C.A. (ou pro DCE, e essa grana chega mesmo no C.A.? Será?), o dinheiro arrecadado com vendas... Pra onde isso vai? Vai para a organização de recepções, de eventos e encontros estudantis?
Cobrança responsável é aquela que se sabe o porquê e o que cobrar, não é gritar no corredor e chamar o C.A. de C.U. .
Por Lisane Mariádne.
8 de set. de 2010
Griots: II Colóquio de Culturas Africanas

CONVITE
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem do Departamento de Letras realizarão no período de 25 a 27 de maio de 2011, na cidade de Natal-RN, o II Colóquio de Culturas Africanas – Griots, dando assim continuidade à iniciativa que em 2009 organizou o I Colóquio de Culturas Africanas: Linguagem, Memória e Imaginário. As informações sobre o processo de inscrição com apresentação de trabalho já se encontram no site:
www.ufrn.br/ufrn2/coloquioafricano
Atenciosamente,
Os Organizadores
2 de set. de 2010
Grupo de Pesquisa da UFRN, GRECOM, traz Edgar Morin a Natal
O pensador francês Edgar Morin vem a Natal proferir a conferência “O destino da humanidade”, que acontece no próximo dia 17 de setembro às 19 horas na Praça Cívica do Campus Universitário, juntamente com apresentação da Orquestra Sinfônica da UFRN. O evento faz parte das atividades da Cátedra Itinerante Unesco “Edgar Morin” para o Pensamento Complexo (CIUEM), que tem no Grupo de Estudos da Complexidade / Grecom – vinculado aos programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e em Educação da UFRN – o seu primeiro ponto na América Latina.
O objetivo principal do evento é reunir acadêmicos, pedagogos e estudantes da rede pública e privada de educação para retomar a aposta de Edgar Morin na reforma da educação: um sujeito múltiplo para uma educação complexa. Portanto, todas as pessoas interessadas, do campo da educação básica à superior, podem participar do evento.
Formado em História, Geografia e em Direito, Morin é um pensador inclassificável, múltiplo, um “eterno estudante”. Um pensador que politiza o conhecimento, homem para quem só pode haver "ciência com consciência”, professor que expõe suas incertezas e acredita na “boa utopia”, na reforma da universidade e do ensino fundamental. Um educador para o presente e o futuro. Consciente de que a construção de uma sociedade mais justa e igualitária só é possível por meio de uma nova e complexa compreensão do mundo, Morin tem apostado nos últimos anos na reforma do sistema educacional. Os livros Os sete saberes necessários à educação do futuro (Editora Sulina), A cabeça bem-feita (Editora Bertrand-Brasil) e A religação dos saberes (organizado por ele e publicado pela Bertrand-Brasil) mostram seu investimento prioritário na educação.
APOIO E PARCEIROS
Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes / Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UFRN
Centro de Ciências Sociais Aplicadas / Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRN
COMPLEXUS – PUC São Paulo
RECOM – UESB Vitória da Conquista, BA
GETC – IFRN Natal
GEPC – UERN Mossoró
GECR – UERN Natal
GEEA – UFRN Natal
GEPC – UFRN Natal
LEPEC – UFPB João Pessoa
LAECOS – UFPB João Pessoa
NEPPE-EPSI – UFPB João Pessoa
Núcleo Psicanalítico de Natal
Escola de Música da UFRN
Cooperativa Cultural da UFRN
OUTRAS INFORMAÇÕES:
GRECOM, Grupo de Estudos da Complexidade (3215-3525)
Maria da Conceição de Almeida – 8816-5191 / calmeida17@hotmail.com
Coordenadora do Grupo de Estudos da Complexidade – GRECOM/UFRN.
Josineide Silveira - 9984-6523 / josisilveira@unp.br
Wani Pereira - 9138-3953 / wanipereira@ufrnnet.br
Bruno Franklin Gomes - 8855-8348 / brunoradioetv@gmail.com
Assinar:
Postagens (Atom)