MINICURSOS:
Título: A poesia popular nordestina: características e modalidades
Professor: Alzir Oliveira
EMENTA: O popular e o erudito. Características e modalidades da PPN: a) poesia escrita: canção, cordel, poema matuto; b) poesia oral: cantoria, embolada de coco
Título: FANZINES: PRÁTICAS DISCURSIVAS E CENAS DE ENUNCIAÇÃO
Professora: Cellina Muniz
EMENTA:O minicurso pretende oferecer um panorama geral sobre os fanzines, compreendidos como práticas discursivas típicas da juventude e da contemporaneidade, enfatizando sua constituição enunciativa (cena englobante, cena genérica e cenografias predominantes).
Título: Organização tópica de sequências de piadas e efeito de humor
Professor: Clemilton Lopes
EMENTA: Estudo da organização textual de sequências de piadas a partir do princípio da topicalidade, tendo em vista a construção do humor.
Título: A utilização do curta-metragem em sala de aula
Professora: Kátia Aily
EMENTA: As discussões acerca das relações entre interculturalidade e educação surgem na França no início dos anos de 1970 e supõem a troca entre diferentes culturas, a articulação, as conexões, o enriquecimento mútuo dos envolvidos nesse processo. Hoje o conceito de interculturalidade é muito importante para o ensino-aprendizagem tanto da língua/cultura materna quanto das línguas/culturas estrangeiras, uma vez que não concebemos o conhecimento do Outro sem antes nos conhecermos a nós mesmos. Sendo assim, a partir da exibição de alguns curtas-metragens, procuraremos abordar diferentes maneiras de se utilizar esse tipo de documento em sala de aula, procurando sempre relacioná-lo a elementos de cultura.
Título: Leitura e literatura de entretenimento
Professor: Antônio Medeiros
EMENTA: reflexão breve a respeito da “literatura de entretenimento” conforme a formulação de José Paulo Paes.
Título: O muro de Berlim e a questão cultural
Professor: Michael Hanke
EMENTA: a construção do muro (1961), a (1989) e as consequências;
A divisão da Alemanha em duas: diferenças ideologica-políticas, econômicas, linguísticas, culturais, etc.;
Consequências para a vida cotidiana;
O aspecto geo-estratégico (o muro como fronteira entre 1° e 2° mundo);
O aspecto transcultural: uma cultura ou duas?
Da divisão à unificaçaõ: o muro e a divisão de uma cultura em duas;
A queda do muro e a reunificação de duas culturas em uma única;
Título: O Sonho no Cinema e na Literatura: O Despertar para uma Visão do Mundo.
Professora: Rosanne Araújo
EMENTA: A proposta deste minicurso é estudar a obra La vida es sueño (1635), de Pedro Calderón de la Barca (1600-1681), bem como o filme Waking life (2001), dirigido por Richard Linklater. Apesar da distância temporal entre a peça do século de ouro e o filme de Linklater, essas obras se unem pela temática do sonho e pela jornada de aprendizado de seus personagens. Primeiramente, iremos abordar o tema dramático no teatro barroco de Calderón, acompanhando as jornadas vivenciadas pelo personagem, Segismundo, que vive entre o limiar do sonho e da realidade. Em seguida, traremos o teatro de Calderón para a contemporaneidade, estabelecendo um elo entre Segismundo e o protagonista do filme. No filme, o herói também oscila entre o real e o sonho, sem saber se o que ele vive é verdade ou ilusão. A categoria do sonho, nessas obras, será delimitada pela concepção platônica de que o homem vive num mundo de sonhos. Tanto o filme como a peça de Calderón trazem questões sobre a morte, o sonho e a liberdade. Essas obras nos inspiram e despertam nossa consciência para o significado da existência humana.
Título: Ensaio, o centauro dos gêneros
Professora: Sylvia Abbott
EMENTA: Reflexões sobre o ensaio (acepções do termo, origem e percurso sócio-histórico do gênero) e as dificuldades de se caracterizar esse gênero de múltiplas faces.
OFICINAS
Título: GENERACIÓN DEL 27
Professora: Reny Maldonado
EMENTA: El objetivo de este taller es crear un espacio para la lectura y comentario de los poetas de la Generación del 27 en España, con muestras de videos, carteles, libros, danza, relacionados al tema. Será una gran oportunidad para practicar la traducción de algunos poemas de esa Generación, donde habrá la participación de los alumnos en un recital lírico. Este taller está vinculado al Grupo de Investigación “Ponte Literária Hispano-Brasileira” que tiene por objetivo incentivar la investigación transdiciplinaria interaccionando con el área de Letras, Artes, culturas y literaturas hispánicas, estudiando los más variados diálogos y sus procedimientos reflexivos en el campo de los estudios hispano-brasileños.
(A ATIVIDADE SÓ DISPÕE DE 20 VAGAS)
Título: Intercompreensão de Línguas Românicas
Professora: Selma Alas
EMENTA: Mostrar a importância da didática da intercompreensão para a conscientização das semelhança de línguas tipologicamente aparentadas; de sua vantagen para o aumento da fexibilidade cognitiva, aquisição de novos conhecimentos e competências.
(A ATIVIDADE SÓ DISPÕE DE 20 VAGAS)
DÚVIDAS: seletufrn@gmail.com
INSCRIÇÕES PELO EMAIL: inscricaoselet@gmail.com
BAIXE AQUI A FICHA DE INSCRIÇÃO PARA OUVINTES DA I SELET!!!!
http://www.4shared.com/document/_t7MFbPr/FICHA_DE_INCRIO_-_SELET.html
Att,
COSeLet