Nossos visitantes

4 de fev. de 2011

VII JORNADA NACIONAL DE FILOLOGIA


Jornada Nacional de Filologia é um encontro de especialistas, sob a coordenação local de um filólogo da instituição que a sediar e a coordenação geral da Direção do CiFEFiL.
Seu objetivo é traçar uma política da Filologia, com análise do seu estado anterior e atual no Brasil e no Mundo, apresentação de novos projetos de avanço e estabelecimento de metas.
A partir de 2005, a Jornada Nacional de Filologia tem coincidido com o dia 4 de abril por ser o dia de Santo Isidoro de Sevilha, quando é entregue a Medalha Isidoro de Sevilha e o diploma de condecoração aos filólogos e/ou linguistas escolhidos no ano anterior com a indicação de Destaque em Linguística e Filologia.
Trata-se de um evento itinerante, que já teve as seguintes edições:
I Jornada Nacional de Filologia – realizado no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no dia 03 de dezembro de 1999, sob a coordenação local de José Pereira da Silva.
II Jornada Nacional de Filologia – realizada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no dia 16 de abril de 2000, sob a coordenação local de Bruno Fregni Bassetto.
III Jornada Nacional de Filologia – realizada na Sociedade Universitária Augusto Motta (SUAM), no dia 27 de outubro de 2001, sob a coordenação local de Nataniel dos Santos Gomes
IV Jornada Nacional de Filologia – realizada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo no dia 04 de abril de 2005, Luiz Antônio Lindo e Valéria Gil Condé.
V Jornada Nacional de Filologia – realizada na Universidade da Cidade, no dia 4 de abril de 2006, sob a coordenação local de Délia Cambeiro Praça
VI Jornada Nacional de Filologia – realizada na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no dia 4 de abril de 2008, sob a coordenação local de José Pereira da Silva.
VII Jornada Nacional de Filologia será realizada no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, no dia 4 de abril de 2011, sob a coordenação local de Eduardo Tuffani Monteiro.
Na oportunidade, serão condecorados os professores Claudio Cezar Henriques, Dino Fioravanti Preti e Rosa Virgínia de Mattos e Silva.
Neste ano de 2011, estão abertas inscrições para trabalhos na modalidade “Comunicações”, com duração de 20 minutos cada. Os interessados em apresentar palestras (de 40 minutos) devem inscrever seus trabalhos como comunicações e entrar em contato diretamente conosco, através do e-mail (eventos@filologia.org.br) ou do telefone disponibilizado para contato.


CONTATOS

Telefone e Fax.: (21) 2569-0276
E-mail: eventos@filologia.org.br

Coordenação:

A/C de José Pereira da Silva
Boulevard 28 de Setembro, 397 ap. 603
Vila Isabel
20551-030 - Rio de Janeiro - RJ