Nossos visitantes

30 de set de 2011

UFRN inicia comemorações pelos 50 anos da Editora Universitária

As comemorações alusivas aos 50 anos da Editora Universitária tiveram um pré-lançamento nesta quinta-feira, 29 de setembro, às 10h30, no auditório da reitoria, em solenidade que constou de lançamento de selo, painel sobre a história da Editora e lançamento de livros clássicos da literatura potiguar. O Grupo Potiguar Sax, da Escola de Música, iniciou a programação.

A reitora Ângela Paiva Cruz presidiu a solenidade, que também contou com as presenças da vice-reitora Maria de Fátima Freire Melo Ximenes; do diretor da EDUFRN, Herculano Campos; e da chefe de Gabinete da Secretaria de Educação, Gisele Almeida, representando a governadora Rosalba Ciarline.

Participaram ainda da solenidade o presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Diógenes da Cunha Lima; o presidente do Instituto Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo; pró-reitores da UFRN; familiares de autores; escritores e a comunidade universitária em geral.

“O fato de reeditar a obra de Américo de Oliveira Costa e os sonetos de Itajubá, retirados do limbo por Cláudio Galvão, e a honra de haver publicado as Poesias de Luís Carlos Guimarães, reunidas pelo autor, já justificariam uma grande comemoração”, afirmou a reitora Ângela Paiva Cruz.

Segundo a reitora, o fato de a Editora da Universidade manter-se viva durante todos esses anos, publicando obras da maior relevância para o Estado, além do testemunho da capacidade de produção da academia, é um marco que não encontra similaridade em instituições federais de ensino superior da região, e talvez até do Brasil.


Durante a solenidade, foi feito o lançamento simbólico das obras “A Biblioteca e seus Habitantes”, de Américo de Oliveira Costa; “Gracioso Ramalhete”, de Ferreira Itajubá com pesquisa e apresentação de Claudio Galvão; e “Poesias”, de Luís Carlos Guimarães.


Foram entregues exemplares das obras aos representantes de cada autor: Carlos Américo de Oliveira Costa, filho de Américo de Oliveira Costa; Cláudio Galvão e Leda Guimarães.

Após a abertura solene, foi realizado um painel sobre a história da EDUFRN, que contou com a participação dos ex-diretores Sirleide Pereira e Geraldo Batista – este o primeiro diretor da antiga Imprensa Universitária - e o atual diretor, Herculano Campos.

No hall da reitoria mais de 50 títulos acadêmicos publicados neste ano de 2011 pela Editora Universitária ficaram expostos em estandes.


Fonte:http://www.sistemas.ufrn.br/portalufrn/PT/noticia/6194129