Nossos visitantes

21 de abr. de 2011

Projeto História do Português Brasileiro no RN (PHPB-RN )

O Projeto História do Português Brasileiro no RN (PHPB-RN ) . Este projeto de alcance nacional conta com 11 equipes no país todo, e é coordenado pelo Prof. Ataliba de Castilho. No RN, está sob a coordenação do Prof. Dr. Marco Antonio Martins contando com a colaboração de professores do nosso Departamento de Letras: Alessandra Castilho, Clemilton Pinheiro, Luis Passeggi, Maria das Graças Rodrigues, Sulemi Fabiano Campos e do Departamento de História, professoras Carmem Alveal e Fátima Martins.
O projeto visa a coletar um conjunto de documentos escritos por norte-rio-grandenses, nos séc. XVIII, XIX e XX. A partir desses documentos, buscamos reconstruir a história da Língua Portuguesa no Brasil, em especial no RN.
Dentre os documentos que estamos procurando estão:
Testamentos;
Processos-crime;
Atas de Câmara;
Cartas pessoais;
Cartas da administração privada;
Cartas oficiais;
Cartas de redatores/editoriais.
Já conseguimos encontrar parte desses documentos no LABORDOC (Laboratório de Documentação Histórica do CERES, Caicó-RN), no IHG (Instituto Histórico Geográfico do RN, Natal-RN), no NEHAD (Núcleo de Estudos Históricos, Arqueológicos e de Documentação da UFRN, Natal-RN) e no Arquivo Público Estadual (Natal- RN).
Na listagem acima, destaco ‘cartas pessoais’ por saber que esse tipo de texto é mais difícil de ser encontrado em arquivos públicos. Desta forma, pedimos a colaboração de todos neste empreendimento. Solicitamos, por gentileza, caso alguém conheça alguma família potiguar que possua um acervo de cartas pessoais (trocadas entre familiares, amigos etc) que possa ser cedido para compor o nosso material de pesquisa, por favor, entre em contacto conosco.
Gostaria de lembrar que, antes de qualquer publicação desses estudos, solicitaremos as devidas autorizações dos familiares e proprietários das cartas, de modo que os nomes dos missivistas sejam preservados, se necessário.
Na certeza da sua colaboração, despeço-me e coloco-me à disposição para qualquer esclarecimento.


Cordialmente,

Kássia Kamilla
(Mestranda do PPgEL/PHPB-RN)
(84-8827 0230| ou recados 3215-3582- sec. do DLET)