Nossos visitantes

8 de jun de 2011

Frei Betto faz palestra na UFRN

Público terá acesso a palestra gratuita e poderá conversar com o escritor em bate-papo descontraído



No dia 9 de junho, quinta-feira, o escritor Frei Betto chega a Natal para um bate-papo descontraído com o público. Às 20h, ele realiza palestra gratuita no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - Campus Universitário Lagoa Nova). A palestra acontecerá durante a 19ª Semana de Humanidades da UFRN.

Durante o evento, os espectadores poderão tirar dúvidas sobre os livros e o processo de escrita, fazer comentários e descobrir um pouco mais sobre o universo literário. Frade dominicano e escritor, Frei Betto já publicou 51 livros. Em 1982, com seu livro Batismo de Sangue —também transformado em filme—, foi o ganhador do prêmio Jabuti, principal honra literária do Brasil.

A palestra em Natal integra o Programa ALE Grandes Escritores, iniciativa em prol da literatura que promove a aproximação entre o público e importantes autores brasileiros. O programa também contempla o projeto Livro para Voar, que trouxe para o Brasil o conceito de bookcrossing. A ideia, originada nos Estados Unidos, promove a libertação de livros, deixados em locais públicos para que vários leitores tenham acesso gratuito às obras. Durante as palestras, promotores do evento incentivarão a participação da comunidade nessa iniciativa.

Para cada cidade por onde passa, o ALE Grandes Escritores faz a entrega de livros dos autores participantes do programa. Desses, 50 são doados a bibliotecas locais e outros 50 são libertados com a instalação de três pontos de troca do Livro para Voar. Cadastrados pelo site www.livroparavoar.com.br, os títulos ficam à disposição para quem quiser ler. Eles são etiquetados com instruções para que, após a leitura, sejam deixados em algum local público ou em pontos de troca do projeto para que outras pessoas possam encontrá-los e dar continuidade ao ciclo. Desde outubro de 2008, quando o Livro para Voar teve início, foram distribuídos mais de 10 mil livros em diversas cidades participantes por todo o Brasil. O objetivo é incentivar a leitura e incluir todos os Estados do país no movimento cultural.



Sucesso de público

Desde 2010, dez cidades brasileiras receberam o projeto: Betim, Belo Horizonte, Divinópolis, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Oliveira, Pouso Alegre, Tiradentes e Viçosa. Ao todo, cerca de duas mil pessoas compareceram às palestras. Idealizado pelo presidente da ONG Humanizarte, Marcelo Andrade, o programa incentiva a leitura tanto de forma direta, no contato com o público, quanto a partir da criação de políticas públicas em parceria com os municípios. “Estimular novos leitores é o grande objetivo do programa, que vem sendo alcançado desde sua criação, cumprindo a missão de promover o encantamento do público por meio da fala do autor convidado e obras doadas às bibliotecas por onde ele passa”, diz.



Grandes Escritores

O Programa Grandes Escritores foi criado em 2002 e já realizou mais de 300 palestras desde sua criação. Entre os participantes da ação estão nomes como Adélia Prado, Affonso Romano de Sant’Anna, Alcione Araújo, Bartolomeu Campos Queirós, Carlos Herculano Lopes, Frei Betto, Moacyr Scliar, Nelson Motta, Roberto DaMatta, Sergio Cabral e Zuenir Ventura. Ainda em 2011, além de Natal, outras três cidades vão receber o Projeto: Itabira, Sete Lagoas, Pará de Minas (em Minas Gerais).

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA – Interface Comunicação Empresarial