Nossos visitantes

8 de jun. de 2011

I Congresso Amazônico de Estudos Literários e Culturais



O Programa de Letras do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará apresenta o “I Congresso Amazônico de Estudos Literários e Culturais”, o I CAELC. Com o tema “Amazônia, Literatura e Cultura”, o congresso foi formatado para funcionar como lugar acadêmico no qual a literatura e a arte são consideradas áreas disciplinares de excelência para o exercício do pensamento crítico. Nessa primeira edição, o evento homenageará o escritor Benedicto Monteiro (Alenquer, 1924 – Belém, 2008), cuja produção literária abrangeria, nas palavras de Márcio Souza, “num grande painel literário o drama e a agonia da Amazônia”, e que, segundo o filósofo Benedito Nunes, seria aquele autor que teria escrito o “primeiro romance contextual da realidade Amazônica”.

O I Congresso Amazônico de Estudos Literários e Culturais assume a responsabilidade de pensar as tensões e as aproximações entre os estudos literários, os estudos culturais e a crítica pós-colonial. Sem abandonar a tradição disciplinar da teoria e da critica literária, voltada para o estudo do texto literário como objeto estético e documento sociológico, o congresso pretende refletir criticamente sobre os diferentes espaços disciplinares comparativos que abordam o poético e o discurso ficcional, os múltiplos conceitos de cultura, identidade e diferença, memória, nação, hibridismo, interculturalidade, performance, transculturação, tradução cultural, entre outros conceitos e práticas que norteiam o campo dos estudos literários na contemporaneidade. Em especial, o evento prioriza aqueles estudos da cultura que agenciam relações interdisciplinares e que atualmente implicam mudanças profundas no ensino e na crítica das literaturas e das artes, capazes de apontar alternativas para novos mapeamentos identitários na Amazônia, enquanto comarca cultural latino-americana.

Em parceria firmada com o Centro de Formação Interdisciplinar (CFI-UFOPA), o evento será todo realizado no Amazônia Boulevard (www.amazoniaboulevard.com.br), nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2011, na cidade de Santarém, Estado do Pará. O congresso receberá graduandos, pós-graduandos e profissionais de letras e áreas afins, e contará com conferências, mesas redondas, espetáculos musicais e teatrais, exposição de fotografia, mostra de cinema e sessões de comunicações.

DATAS IMPORTANTES

Inscrições com apresentação de trabalho: 04 a 30 de abril;

Divulgação de cartas de aceite de resumos: até 13 de maio;

Pagamento das inscrições com apresentação de trabalho: até o dia 20 de maio;

Inscrições para ouvintes: 01 de abril a 14 de junho de 2011;

Divulgação da programação final: até 10 de junho de 2011.