Nossos visitantes

14 de jun de 2011

Mostra: "A chave do tamanho: leituras infantis nas estantes da Biblioteca Nacional"



Mostra
“A chave do tamanho: leituras infantis nas estantes da Biblioteca Nacional”

Um país se faz com crianças e livros!

Em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, a Biblioteca Nacional abre ao público, no dia 18 de abril, a mostra “A chave do tamanho”, com livros de autores clássicos do gênero no Brasil e uma pequena coleção de brinquedos, que integram o acervo da casa. Monteiro Lobato (1882 – 1948), autor homenageado nesta data, recebe uma vitrine especial, com a exibição dos clássicos Memórias de Emília (1936) e A cara da coruja (1929).

Em exibição na BN, também estão obras de Ana Maria Machado, Érico Veríssimo, Joel Rufino dos Santos, entre outros. Peças lúdicas como o jogo “A Batalha do Riachuelo” também compõem a mostra, no segundo andar do edifício.

Esta mostra apresenta a diversidade de material bibliográfico dedicado ao público infantil brasileiro, desde o início do século XX. Os gibis, os livros de pano, os livros de brinquedo, as histórias divertidas, para causar medo ou para se apaixonar estão reunidas para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, aniversário de Monteiro Lobato, um dos precursores da literatura infantil brasileira.

A leitura para crianças de todas as idades está presente na produção editorial brasileira há muito tempo. Sempre com a meta de atrair o leitor, brincando com os temas, com as ilustrações e formatos, autores, ilustradores e editores procuram cativar os pequeninos. Seu objetivo é superado, pois até os “crescidos” gostam de revisitar seus personagens e paisagens queridos da infância.

A mostra tem entrada gratuita. Não deixe de visitar!

“A chave do tamanho: leituras infantis nas estantes da Biblioteca Nacional”

Mostra de Livros

18 de abril a 30 de junho

Entrada Franca